Alunos do PROFESP participam de Encontro de Núcleos no município do Rio de Janeiro

Alunos municipais de São Pedro da Aldeia participaram do I Encontro de Núcleos PROFESPS – Programa Forças no Esporte – da área Rio de Janeiro, no município carioca. Da Região dos Lagos, participaram os núcleos da Base, do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) e do município de Arraial do Cabo.

Foto: Divulgação

A diretora da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, Fernanda Terra, falou sobre o evento. “Os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de trocar com outras escolas e aproveitaram bastante. Participamos da maioria das modalidades, ganhamos em algumas e eles ficaram maravilhados. Foi uma experiência sensacional”, disse.

Foto: Divulgação

O evento teve como objetivo promover a confraternização entre os alunos dos diversos núcleos do Programa da área Rio de Janeiro, despertando o espírito de corpo e a importância do trabalho em equipe, reforçando a disciplina e incentivando a participação e inclusão. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de competir em algumas modalidades esportivas, como natação, atletismo, futebol de campo, voleibol e futsal feminino.

Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do PROFESP do núcleo CIAAN, Suboficial Ubiratan Marins, os alunos passaram um dia saudável, participando de vários eventos esportivos, almoçaram, cantaram, interagiram com outros núcleos, fizeram uma grande festa.

Foto: Divulgação

“Muitas crianças nunca saíram de perto da sua comunidade, tendo a oportunidade de viajar. Foi tudo bem bacana e o primeiro de muitos que vão acontecer”, disse.

Foto: Divulgação

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio do Exército Brasileiro e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. O Programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades desportivas e educacionais, além de lazer e atividades complementares. Os participantes também recebem alimentação, orientação de civismo e cidadania e são incentivados com o desenvolvimento de habilidades profissionais.