Alunos especiais recebem atenção individualizada no ensino à distância

Garantir o ensino de qualidade durante a pandemia de coronavírus aos alunos da Educação Especial também vem sendo uma das tarefas importantes das escolas da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia.

Algumas unidades, como a Escola Municipalizada Vital Brasil, não medem esforços para oferecer um atendimento mais elaborado aos alunos inclusos. A unidade, localizada no bairro Ponta do Ambrósio, criou um kit de atividades que respeita as particularidades, personalidade, preferências e habilidades já trabalhadas com os estudantes. Os kits são diferentes e, além das atividades impressas, possuem materiais variados para atender às necessidades específicas de cada aluno.

A supervisora pedagógica, Elizângela Regueira, esteve envolvida no projeto desde o início e conta que a construção do kit é resultado de um trabalho coletivo, que vai desde as cuidadoras dos alunos, registrando informações importantes, até a Coordenação de Educação Inclusiva, que esclareceu todas as dúvidas durante o processo. Elizângela acredita que, apesar de todo o trabalho da equipe, a relação de troca com a família do aluno é fundamental para um melhor atendimento.

“Oferecer igualdade não é suficiente para atendê-los, precisamos pensar nas especificidades de cada um e criar estratégia para, junto com a família, desenvolver a aprendizagem do aluno. Sempre acreditei nessa parceria, escola e família. Hoje, mais do que nunca, vejo o quanto isso é importante,” declara a supervisora pedagógica.

Equipe do E.Mz. Vital Brasil se empenha para atender alunos especiais durante a pandemia
Divulgação: SEMED

Acolhimento e amor

Para atender um aluno com necessidades especiais, não basta oferecer apenas o conteúdo pedagógico. É necessário amor, paciência e acolhimento. E foi isso que os filhos da ex-técnica de enfermagem, Clarice Regina Trindade, receberam quando se tornaram alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia.

Clarice, que é mãe de três crianças com deficiência intelectual, se sentiu perdida ao ter os filhos rejeitados por unidades privadas e temia por mais uma reprovação da filha, Ana Clara. Foi então que, ao matricular os filhos na E. Mz. Vital Brasil e na E.M. Vinhateiro, viu a história mudar.

Clarice viu os filhos sendo abraçados pela Rede Municipal de Ensino
Divulgação: SEMED

“Eu fiquei muito emocionada com tudo que a Vital Brasil preparou. Minha filha ficou encantada, passou o dia fazendo as atividades e pintando; isso para mim não tem preço. Ela foi abraçada de uma forma que nenhuma outra escola fez. Na Vinhateiro, o meu filho também foi muito bem recebido e chegou em casa surpreso, com todos os amigos da escola que vieram se apresentar. Eu só tenho que agradecer a Deus, por ter a oportunidade de estar presenciando isso tudo agora”,  declarou a mãe.

Atividades entregues em casa

Para garantir que os alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo de Andrade (EMESPP) recebam as atividades impressas, a Secretaria de Educação irá entregar o material em domicílio. A primeira entrega foi realizada, nesta semana, para um grupo que não conseguiu retirar as atividades na escola.

Todo o material entregue foi elaborado pela equipe diretiva e de Assessoramento Pedagógico da unidade escolar, em parceria com a equipe da Coordenação de Educação Inclusiva. O conteúdo visa o desenvolvimento e a habilidade de cada aluno, também levando em consideração as necessidades de cada um.

De caráter lúdico, as atividades contêm instruções para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa, sempre explorando os componentes curriculares também aliados à Base Nacional Comum Curricular.