Search

Casa da Cultura apresenta 1ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia

Evento terá abertura on-line na próxima quinta-feira (14); visitação à exposição de livros poderá ser feita até o fim do mês

A partir da próxima semana, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar a 1ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA). O evento é uma realização do Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora, empresa beneficiada com o subsídio previsto no inciso 2 da Lei Aldir Blanc, e conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Cultura. Respeitando as medidas de prevenção à Covid-19, a abertura oficial acontecerá de forma on-line, na próxima quinta-feira (14), às 18h com apresentação cultural e a presença restrita de escritores convidados. A transmissão ao vivo será via página da Cultura no Facebook.

Mais de 50 livros de gêneros variados ficarão expostos durante a feira, entre exemplares infantis, romances, poemas, contos e antologias. Ao longo do evento, os autores se revezarão no atendimento aos visitantes para bate-papo, sessão de autógrafos e venda de livros. Mais de 10 escritores locais foram convidados para expor suas obras.

Feira Literária terá exposição e venda de livros de gêneros variados
Foto:
Arquivo pessoal/Renato Fulgoni

“Estamos muito felizes em receber essa Feira Literária, um evento que reúne tantos talentos de São Pedro da Aldeia e da nossa região. Será uma excelente oportunidade para falar do incentivo à leitura e da valorização dos nossos agentes culturais do segmento da literatura. Inclusive, vários livros que ficarão expostos foram contemplados pela Lei Aldir Blanc no município, via inciso 3, e nós, como órgão gestor da Cultura, temos nos empenhado no compromisso de apoiar, divulgar e abrir espaço para todos os projetos culturais”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques.

Além da entrevista com os escritores convidados, a programação da live de abertura na próxima quinta-feira (14) vai contar com a apresentação de duas bailarinas do Centro Cultural Passos para o Futuro, do bairro São João, e lançamento da exposição dos trabalhos da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA). Ainda haverá uma homenagem dos acadêmicos, à Casa da Flor e ao seu criador, o artista Gabriel Joaquim dos Santos.

“A realização da 1ª FLISPA é um sonho antigo que só pôde ser realizado com o apoio da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia e o incentivo da Lei Aldir Blanc. É um evento muito importante para estimular a formação de público leitor e apresentar os nossos maravilhosos escritores aldeenses”, destacou Renato Fulgoni, escritor e editor-chefe do Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora.

O evento também vai marcar o lançamento oficial da obra de suspense “O Livro dos Sonhos – O Colecionador de Almas”, o terceiro da trilogia “O Livro dos Sonhos”, do autor Renato Fulgoni, publicado pela Aldeia Editora. O livro foi um dos 47 projetos culturais contemplados pelo Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, via inciso 3. A sessão de autógrafos está marcada para o dia 22 de outubro, das 13h às 17h.

Evento também vai marcar o lançamento oficial do terceiro livro da trilogia “O Livro dos Sonhos”, do escritor Renato Fulgoni
Foto:
Arquivo pessoal (2019)/Renato Fulgoni

A Feira terá ainda a participação especial do coletivo cultural Flores Literárias e da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF). A visitação será aberta a partir do dia 15 de outubro até o fim do mês, das 9h às 17h, exceto aos finais de semana. A entrada será restrita a até cinco pessoas por vez, mediante uso obrigatório de máscara de proteção facial.

Confira a lista completa dos escritores participantes:

Bia Fernandes
Nathalia do Amaral
Andrea Rezende
Raquel Rosas
Renato Cosme Fulgoni
Israel Albuquerque
Fernando Freire
Marcio Silveira
Aline Moschen
Rosana Andréia
Jaqueline Brum Casañas Motta
Luciana Mendonça

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui