Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é tema de live

Categorias

Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é tema de live

A Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos (SASDH) e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Pedro da Aldeia realizaram, nesta segunda-feira (18), às 19 horas, uma transmissão ao vivo  (live) de uma hora pelo Instagram do CMDCA. Durante todo o tempo foram abordados assuntos pertinentes ao Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e Adolescentes.

De acordo com o a coordenadora de políticas públicas para crianças e adolescentes e presidente do CMDCA, Luciana de Oliveira Corrêa Souza, o objetivo da ação foi alcançada.

“Utilizamos o recurso da internet para passarmos a informação para à população. Tivemos uma boa participação e interação, até mesmo com pessoas de outros municípios. Foram apresentados conceitos sobre o que é abuso sexual e exploração sexual, dados, estatísticas e orientações diversas”, explicou.

A transmissão também contou com a participação da psicóloga e pedagoga, Danielly Espindola, que falou sobre “Os sinais e sequelas do abuso sexual”. Já Luciana abordou “A importância da educação sexual para nossas crianças, como medida de autoproteção”. Ela também discutiu o artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz o seguinte: “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”.

Denúncias

        Para realização de denúncias de forma segura foram deixados dos canais como o disque 100 e 190 e os telefones do Conselho Tutelar Conselho Tutelar são (22) 2627-6570 e (22) 99733-8909.

Origem da data

Dezoito de maio foi instituído oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade