Delegacia da Junta Comercial de São Pedro da Aldeia comemora seis anos de criação

Há seis anos, São Pedro da Aldeia dava um passo importante no atendimento a contadores e empresários de 10 municípios da região. O ano de 2013 marcou a inauguração da 22ª Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), que, hoje, é referência no cenário estadual. Desde sua criação, a unidade aldeense registrou 30.192 processos e vem garantindo o primeiro lugar no ranking estadual de atendimentos desde 2017. Formada por uma equipe de servidores municipais comprometidos com o serviço prestado, o que se busca para os próximos anos é tornar o município cada vez mais receptivo ao empreendedorismo, reforçando o desenvolvimento municipal e regional.

Foto: Jefferson Viana

A delegada da JUCERJA, Ivonete Santos, agradece aos profissionais da classe, empresários e demais colaboradores e ao prefeito Cláudio Chumbinho pela confiança no trabalho e parceria. “Durante esses seis anos, superamos barreiras muitas vezes tidas como intransigíveis, alcançamos o mérito e reconhecimento, fruto de um trabalho comprometido e transparente, que visa sempre a excelência. Dessa forma, pudemos contribuir e evoluir juntos para o desenvolvimento municipal e regional, seja em parte pela desburocratização dos atos processuais. É um privilégio fazer parte desta equipe, formada por profissionais comprometidos, que desempenham de maneira ímpar as suas funções”, declarou.

Foto: Jefferson Viana

A Delegacia da Junta Comercial oferece atendimento empresarial por meio de aberturas de processos de constituição (abertura de nova empresa), alteração, extinção e arquivamento. Até o momento, a unidade soma 9.293 empresas abertas em São Pedro da Aldeia por natureza jurídica, sendo 2.109 requerimentos de empresário, 12 cooperativas, 4.309 sociedades empresárias limitadas e 2.863 empresários individuais de responsabilidade limitada.

Foto: Jefferson Viana

O diretor de Desenvolvimento Econômico do município, Paulo Jorge dos Santos, falou sobre a parceria entre os setores. “Acompanhei as dificuldades dos contadores e empresários atendidos em nosso setor quanto ao registro das empresas e cumprimento de exigências documentais, pois tinham que viajar até o Rio de Janeiro e outras cidades distantes da nossa. Tudo mudou com a chegada da JUCERJA; quando questionamos sobre os motivos da procura pelo nosso município para a instalação de empresas, sempre colocam a presença desta unidade como fator motivador para tal. A troca entre nossos setores é perfeita, pois ocupamos fisicamente o mesmo prédio e temos nossas equipes completamente integradas e atendemos o usuário final com o máximo de eficiência possível”, afirmou.

Foto: Jefferson Viana

A sede aldeense da JUCERJA veio facilitar o atendimento a contadores e empresários, que antes precisavam se deslocar até a sede da capital do Estado para protocolar atos e eventos empresariais, o que representa redução de custos e tempo.  Em âmbito estadual, a delegacia oferece os serviços de registros de livros diários mercantis. Com o objetivo de encurtar a distância entre empresário, órgão e município, a equipe, formada por servidores municipais, oferece suporte presencial e online.

O presidente da Associação dos Profissionais de Contabilidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, Nascif Junior, parabenizou o órgão pelo que ele caracterizou como seis anos de luta e sucesso. “Diante do brilhante desempenho e presteza, não só contribuindo para o desenvolvimento econômico regional, como também para o crescimento de toda classe contábil, explicito nossa satisfação e estima por esta repartição parceira e por toda a dedicação de sua excelente equipe em prol de nós, profissionais da contabilidade”, salientou.

Foto: Jefferson Viana

A Delegacia da JUCERJA em São Pedro da Aldeia é referência, inclusive, em treinamento de colaboradores para novas unidades, como a de Rio das Ostras, Itaboraí, Saquarema e Cabo Frio. Após a implantação de um sistema integrado com órgãos municipais, estaduais e federal, o prazo de julgamento processual, que era analisado em até cinco dias úteis, é de análise em até quatro horas.

Foto: Jefferson Viana

Durante o ano de criação, a Delegacia aldeense garantiu a 14ª posição no ranking estadual de atendimentos com 2.037 processos. Em 2014, a unidade passou para a 5ª colocação, com um total de 4.727 e foi subindo de posição até garantir o 1º lugar em 2017, com 5.249 processos realizados. Somando 2.723 atendimentos no primeiro semestre de 2019, São Pedro da Aldeia vai se mantendo na primeira posição.

Foto: Jefferson Viana

Grande parceira da unidade, a Associação dos Contabilistas Aldeense também falou sobre o trabalho realizado no local. “Parabenizo a Junta Comercial de São Pedro da Aldeia pelos seus seis anos de existência. Em nome da Aconta, agradeço a toda a equipe, em especial a delegada Ivonete, pela excelência no trabalho e atendimento a classe contábil e empresarial”, disse o presidente Edson Vander.

A 22ª Delegacia da JUCERJA de São Pedro da Aldeia funciona de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público das 10h às 12h e das 13h30 às 16h, na Rua Adolfo Silveira, nº 59, no Centro da cidade. Além do município aldeense, a unidade atende as cidades de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.