Diretoria de Gestão SUAS da SASDH realiza reunião técnica

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizou na última quarta-feira (05) a reunião técnica da equipe do setor.  Durante o encontro ficou planejado a realização do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), capacitações e roda de conversa, dentre outras ações administrativas.

“Nos próximos meses vamos realizar duas capacitações, uma direcionada aos conselheiros do Conselho Tutelar e outra aos profissionais que atuam na Casa Municipal de Acolhimento (CAM). Ainda na CAM, vamos realizar uma roda de conversa com os acolhidos, que terá como assuntos principais regras, direitos e deveres”, informou a diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Jane Ferreira.

De acordo com Jane as capacitações terão como tema a apresentação do Sistema Único de Assistência Social. “Iremos nivelar os participantes quanto ao conhecimento da execução da política de assistência”, explicou Jane.

Durante a reunião ficou decidido, ainda, a realização do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS. “Estamos em fase de oficina para a realização do Programa, que será realizado em parceria com a Prolagos e a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca”, informou Jane.

O ACESSUAS é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os usuários de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais são o público prioritário.

A Diretoria da Gestão do SUAS da SASDH está localizada na sede da Secretaria e tem como umas das suas competências  acompanhar, monitorar e avaliar a implementação municipal do Sistema Único de Assistência Social; propor e fomentar instrumentos de regulamentação da Política Municipal de Assistência Social, quanto aos aspectos de sua gestão;  apoiar e fomentar os instrumentos de gestão participativa;  apoiar e assessorar tecnicamente o município na elaboração e preenchimento de instrumentos de gestão municipal;  dentre outras atribuições.