Diretoria de Políticas Públicas e Promoção de Igualdade Racial realiza palestra sobre “Racismo Institucional”

A equipe da Diretoria de Políticas Públicas e Promoção de Igualdade Racial (DIPPPIR) realizou mais uma palestra em alusão ao mês da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 de novembro. Abordando o tema “Racismo Institucional”, a roda de conversa reuniu cerca de 20 pessoas para debater a temática, conduzida pelo professor Marcos Salaibe. O diretor da pasta, Sérgio Rodrigues, e a assessora do setor, Karla Barreto, estiveram presentes durante a ação.

Foto: Divulgação | SEMED

“O evento da última quinta-feira foi maravilhoso. Foi abordado um tema espinhoso, que foi muito bem apresentado pelo professor Marcos Salaibe, a quem agradeço muito pela parceria, pois de imediato esteve pronto para ajudar a DIPPPIR. É muito importante para nossa municipalidade estar discutindo com nossos professores sobre o tema. Mesmo acontecendo no mês do novembro negro, esse assunto precisa ser debatido mais vezes durante o ano, pois é de suma importância o debate e a possibilidade de dialogar acerca do racismo, o quanto esse racismo mata e impede que as pessoas cresçam”, disse o diretor da DIPPPIR, Sérgio Rodrigues.

O objetivo do debate foi compreender, a partir do processo histórico, temas como a desvalorização da população negra e como foi construída socialmente, contribuindo para que não haja a produção e reprodução dos preconceitos e das práticas de discriminação contra a população negra.

Foto: Divulgação | SEMED

O professor Marcos Salaibe falou sobre a iniciativa. “Tive o prazer de participar do evento promovido pela DIPPPIR, com a presença dos professores do ensino fundamental. Discutimos o tema do racismo institucional, que é algo que deve estar presente sempre que quisermos promover uma educação libertária e a defesa da Constituição, principalmente no artigo que diz que é objetivo da nossa República a construção de uma sociedade justa, livre e igualitária. Vamos continuar nessa luta. Parabenizo pela ação a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, o professor Sérgio Rodrigues e os professores presentes”, afirmou.

Foto: Divulgação | SEMED

Na ocasião, foram abordados assuntos como a institucionalização do racismo; os tipos de racismos existentes; a luta pela igualdade racial; o racismo no Brasil e o mito das três raças; racismo por fenótipo; entre outras temáticas.

Foto: Divulgação | SEMED

Ainda de acordo com o diretor da DIPPPIR, Sérgio Rodrigues, o Prefeito Cláudio Chumbinho acertou em cheio quando entendeu a necessidade de ter uma Diretoria Pública de Promoção da Igualdade Racial no município de São Pedro da Aldeia. “Mais uma vez agradeço ao prefeito Cláudio Chumbinho, à equipe da Secretaria de Educação, ao Centro de Formação Continuada e a todos da DIPPPIR”, disse.