Escola Municipal Jamila Mota da Silva ganha um novo prédio

Filha da Jamila participa da entrega feita pelo prefeito Claúdio Chumbinho e o secretário de Educação Alessandro Teixeira Knauft

A Rede Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia agora conta com um grande reforço. Foi entregue na manhã desta quinta-feira (31/12), a nova estrutura da E. M. Jamila Mota da Silva, que fica localizada no Bairro São João.

Foto: Ricardo Cox

Anteriormente, a escola funcionava em uma casa alugada juntamente a um comércio, tendo capacidade de receber apenas 150 crianças. Agora, com o espaço próprio, 420 alunos poderão ser matriculados na creche IV, Pré I e Pré II, todos em período parcial. Além de beneficiar o bairro no qual a escola foi construída, a unidade também irá receber crianças de bairros vizinhos, como Campo Redondo, Parque Estoril, Colinas e Jardim Primavera.

Quem acompanhou todas as fases da escola e hoje vê uma nova realidade, é a Cláudia dos Santos Dias, funcionária mais antiga da unidade. Cláudia conta que chegou na Jamila há 14 anos, quando o colégio era apenas duas salas anexas à E.M. Dulce Jotta de Souza. Emocionada, ela falou sobre como se sentiu ao adentrar o novo prédio.

Foto: Ricardo Cox

“A sensação que tenho ao olhar para essa nova escola é de vitória e felicidade. Tanto para nós funcionários, quanto para os alunos, que terão onde brincar e estudar de uma forma melhor”, contou a servidora.

A diretora Fabiane Conceição contou que, desde que chegou na escola, um espaço físico novo sempre foi o maior desejo de todos. Porém, em todas as fases, o que moveu a unidade foi o amor e a dedicação aplicados ao longo dos anos.

Foto: Ricardo Cox

Na antiga escola, não tínhamos o espaço físico. Tínhamos um prédio com muito amor, funcionários excelentes e uma comunidade que nos abraçou muito bem. Sabemos que a escola sem o aluno é apenas um prédio, porém, com esse espaço, as crianças ganharam muito, e estamos apenas esperando eles voltarem para poder realizar nosso trabalho em um local que tem tudo o que a gente precisava”, contou Fabiane.

A unidade, que atenderá crianças de 5 a 3 anos de idade, possui estrutura completamente moderna e adaptada para o Ensino Infantil, que conta com 29 ambientes, entre eles, 10 salas de aula, brinquedoteca, cineminha, lactário, banheiros entre quatro salas infantis, vestiários e um espaço aberto emborrachado, que garantirá conforto e segurança nas atividades externas.

Foto: Ricardo Cox

Quem também esteve presente no momento da entrega do prédio foi a Vanuza Mota, filha da Jamila Mota da Silva. Jamila foi uma das moradoras mais antigas do Bairro São João e como forma de homenagem, foi escolhido o seu nome para representar a escola. Vanuza falou sobre a honra de celebrar um momento tão especial.

“Minha família se sente muito lisonjeada em ter uma unidade dessa, tão maravilhosa, que carrega o nome da minha mãe. O nosso povo merece essa escola nova”, disse Vanuza, que finalizou agradecendo ao prefeito Cláudio Chumbinho, por deixar um legado que impactou tão positivamente na vida dos cidadãos aldeenses.

Foto: Ricardo Cox

Alessandro Teixeira Knauft, secretário de Educação, também expressou toda a felicidade em entregar o novo prédio à comunidade. Alessandro lamentou pelas circunstâncias atuais terem adiado a inauguração que todos esperavam ansiosos para presenciar: o sorriso das crianças ao receberam uma nova escola. Ele também revelou os anseios para o futuro.

“O nosso desejo é que em 2021, a razão de tudo que a gente faz, que são os alunos, esteja absorvendo aquela unidade, que oferece um pátio com grama sintética, parquinho, brinquedoteca e instalações completamente compatíveis com as regras da ABNT”, concluiu o secretário da pasta.

office 365 kaufen