Farmácia Básica Municipal ganha novo espaço

A nova sede foi nomeada como Enfermeira Maria das Dores, ex-servidora que faleceu este ano

A Farmácia Básica Municipal Enfermeira Maria das Dores já está atendendo a população em nova sede, com área ampliada para funcionamento. O espaço foi aberto nesta quarta-feira (22) com novas áreas de dispensação exclusiva de remédios, acessibilidade e estoque. A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, o secretário adjunto, Bruno Soares, e conselheiros municipais estiveram presentes no local.

Foto: Renato Fulgoni

Para a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, a transferência da Farmácia Básica Municipal para um novo local representa uma conquista de qualidade no ambiente de trabalho para os funcionários e, acima de tudo, um espaço mais adequado para o atendimento ao público.

Foto: Renato Fulgoni

“Com a nova sede conseguimos proporcionar um local mais arejado, amplo e com os espaços melhor divididos. Os profissionais contam com áreas próprias para exercerem suas funções. Anteriormente as pessoas eram atendidas através de uma janela, agora temos uma área para dispensação de remédios e atendimento ao usuário. Pensamos em uma sede com acessibilidade e melhor atendimento à população, voltada à melhor forma de prestar o serviço aos aldeenses”, contou a secretária, que ainda destacou o nome da nova unidade.

Foto: Renato Fulgoni

“A Maria das Dores foi uma grande pessoa, sempre muito humana, dedicada e prestativa em tudo que dizia respeito à saúde, inclusive na farmácia, onde ela também trabalhou. Muito animada e festeira, a Maria merecia que abríssemos esse lugar com uma comemoração, mas como o momento de pandemia não permite, estamos entregando essa sede, valorizando e enaltecendo o legado de tanto trabalho que ela nos deixou”, ressaltou.

Foto: Renato Fulgoni

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Roberto Oliveira elogiou o novo espaço. Segundo ele, a sede oferece respeito e zelo para o cidadão aldeense.

Foto: Renato Fulgoni

“A nova estrutura da Farmácia é um ganho para o município, uma qualidade de atendimento àqueles que necessitam vir até o local retirar os seus remédios. Agora temos um local aconchegante, o usuário está sendo respeitado, com um espaço para ser recebido e aguardar o atendimento, além de uma área com acessibilidade. Agora as farmacêuticas estão bem localizadas, presentes em todo o momento da distribuição”, enumerou.

Nova estrutura

A nova sede da Farmácia Básica Municipal conta com área coberta para espera dos usuários, recepção, área de dispensação para medicamentos, administração, estoque, cozinha e banheiros com acessibilidade para os usuários.

Foto: Renato Fulgoni

Além de ampliação do espaço e bem-estar para funcionários e população, a nova sede homenageia a enfermeira Maria das Dores Batista Andrade dos Santos, funcionária efetiva que faleceu em abril deste ano, deixando um legado de serviços prestados ao município, ao longo de mais de 30 anos. Viúvo da ex-servidora, Antônio Falcão esteve presente na sede e relembrou a grande história da enfermeira, sempre voltada a lutar pela população e em defesa dos serviços de saúde.

“Agradeço imensamente pela homenagem, Maria sempre foi uma mulher batalhadora, tudo o que podia fazer pela saúde da população ela fazia, buscando o melhor e não deixando que os serviços de saúde fossem prejudicados. Ela deixou um legado, era uma mulher muito ativa, foi conselheira de saúde, presidente do Conselho do Idoso, tinha uma grande história de luta em São Pedro da Aldeia”, disse Antônio, em um discurso carregado de emoção.

Conheça a Farmácia Básica Municipal

A Farmácia Básica Municipal Enfermeira Maria das Dores é responsável pela dispensação medicamentosa e assistência farmacêutica. No local, usuários do sistema único de saúde podem fazer a retirada de medicamentos básicos, com receituário das unidades de saúde, assim como dar entrada na solicitação de medicamentos judiciais. A Farmácia Básica Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h localizada na Rua Rita Pereira, nº52, Centro.