Implantação de Parlamento Juvenil é tema de reunião em São Pedro da Aldeia

Categorias

Implantação de Parlamento Juvenil é tema de reunião em São Pedro da Aldeia

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, recebeu na segunda-feira (26), em seu gabinete, as vereadoras Cláudia Gregório e Leni Santos. Na ocasião, foi discutida a implementação do Parlamento Juvenil no município aldeense, com a participação de estudantes municipais, de acordo com a Lei nº 2.788 de 08 de agosto de 2018.

O encontro abordou questões relativas à parceria, regras e normas do projeto, número de participantes e vagas disponíveis, edital e manual do candidato. Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (02), às 10h, para dar continuidade ao processo.

O Parlamento Juvenil é um projeto que visa possibilitar aos alunos municipais a vivência do processo democrático, mediante a participação dos jovens em jornada simulada de trabalho parlamentar na casa legislativa, em sessões mensais. Com caráter instrutivo, a iniciativa tem como objetivo difundir nas escolas informações sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal. Possibilita, ainda, o acesso aos vereadores e às propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade, além de favorecer as atividades de discussão e reflexão sobre questões diversas do município.

O Parlamento Juvenil é voltado a alunos do 2º segmento, com idade entre 12 e 16 anos. Para participar, é necessário que o estudante tenha bom comportamento, uma média escolar satisfatória e frequência escolar igual ou superior a 75%. Cada escola poderá apresentar um candidato para concorrer às eleições. Os parlamentares deverão desenvolver projetos tratando sobre anseios da escola e da comunidade. O mandato tem validade de seis meses.

As unidades escolares que atendem o 2º segmento são E. M. Profª Dulcinda Jota Mendes, no bairro São João; E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo; E. M. Vinhateiro, no bairro de mesmo nome; E. Mz. Lucinda Franciscone Medeiros, no Porto do Carro; E. Mz. Retiro, no bairro de mesmo nome; E. M. Vidal de Negreiros, no Alecrim; E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no Fluminense; E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, no bairro Boqueirão; E. M. Profª Maria da Glória Motta Santos, em Praia Linda; E. Mz. Capitão Costa, na Cruz; E. Mz. Paineira, no bairro Balneário; e aE. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade