Implantação de Parlamento Juvenil é tema de reunião em São Pedro da Aldeia

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, recebeu na segunda-feira (26), em seu gabinete, as vereadoras Cláudia Gregório e Leni Santos. Na ocasião, foi discutida a implementação do Parlamento Juvenil no município aldeense, com a participação de estudantes municipais, de acordo com a Lei nº 2.788 de 08 de agosto de 2018.

O encontro abordou questões relativas à parceria, regras e normas do projeto, número de participantes e vagas disponíveis, edital e manual do candidato. Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (02), às 10h, para dar continuidade ao processo.

O Parlamento Juvenil é um projeto que visa possibilitar aos alunos municipais a vivência do processo democrático, mediante a participação dos jovens em jornada simulada de trabalho parlamentar na casa legislativa, em sessões mensais. Com caráter instrutivo, a iniciativa tem como objetivo difundir nas escolas informações sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal. Possibilita, ainda, o acesso aos vereadores e às propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade, além de favorecer as atividades de discussão e reflexão sobre questões diversas do município.

O Parlamento Juvenil é voltado a alunos do 2º segmento, com idade entre 12 e 16 anos. Para participar, é necessário que o estudante tenha bom comportamento, uma média escolar satisfatória e frequência escolar igual ou superior a 75%. Cada escola poderá apresentar um candidato para concorrer às eleições. Os parlamentares deverão desenvolver projetos tratando sobre anseios da escola e da comunidade. O mandato tem validade de seis meses.

As unidades escolares que atendem o 2º segmento são E. M. Profª Dulcinda Jota Mendes, no bairro São João; E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo; E. M. Vinhateiro, no bairro de mesmo nome; E. Mz. Lucinda Franciscone Medeiros, no Porto do Carro; E. Mz. Retiro, no bairro de mesmo nome; E. M. Vidal de Negreiros, no Alecrim; E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no Fluminense; E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, no bairro Boqueirão; E. M. Profª Maria da Glória Motta Santos, em Praia Linda; E. Mz. Capitão Costa, na Cruz; E. Mz. Paineira, no bairro Balneário; e aE. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol.