Search

Loja de departamentos impulsiona desenvolvimento econômico aldeense

Em quase seis anos, a filial da Havan em São Pedro da Aldeia se consolidou como um dos marcos do desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda na cidade

Há três anos, o aldeense Lucas Martins ingressava pela primeira vez no mercado de trabalho em uma das maiores redes de lojas de departamentos do país, a Havan. Graças à chegada do empreendimento em São Pedro da Aldeia, em novembro de 2014 – ainda inédito no Estado do Rio –, ele e outras centenas de moradores da cidade tiveram a sua primeira oportunidade de emprego oportunizada pela empresa. “Entrei em 2017 como Operador Comercial de Caixa, ainda muito inexperiente. Para mim, foi uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal. Me desenvolvi muito dentro da empresa e graças a esse emprego, hoje consigo ajudar nas despesas de casa e pagar minha faculdade”, afirma Lucas, que atualmente é líder de célula na unidade e estudante de Administração.

Lucas Martins entrou para o time Havan em 2017 como Operador de Caixa e hoje é Líder de Célula (Gerente de Departamento)
Foto: Ryu Rodrigues

Em um investimento da ordem de R$ 30 milhões, a instalação do empreendimento foi um marco para o desenvolvimento econômico da cidade e desde 2014 já gerou mais de 600 postos de trabalho diretos e indiretos. Localizada no bairro Campo Redondo, às margens da Rodovia RJ-140, km 05, a filial aldeense chama a atenção por quem passa pela estrada, em seus 15 mil metros quadrados de área construída.

O empreendimento é um dos maiores já inaugurados na cidade
Foto: Arquivo ASCOM

A chegada do empreendimento em São Pedro da Aldeia é resultado da política municipal voltada à captação de investidores e novos empreendimentos e da localização estratégica do município. “Estivemos em diversos locais buscando o espaço ideal para instalar a primeira unidade da Havan no Rio de Janeiro e quando estivemos em São Pedro da Aldeia fomos surpreendidos por uma administração pública com vontade, ânimo e desejo de desenvolver a cidade. A receptividade oferecida pelo prefeito Cláudio Chumbinho foi determinante, além de colocar a Prefeitura à nossa disposição, dentro de toda a legalidade”, declarou o diretor de expansão da Havan, Nilton Hang, por ocasião do lançamento do empreendimento.

Boom na economia

A megaloja aldeense está entre as 15 com maior faturamento em todo o território nacional e é uma das grandes responsáveis por movimentar a economia da cidade, abrigando atualmente cerca de 140 colaboradores – mais de 90% nativos. “A Havan, eu arrisco dizer, foi um divisor de águas para São Pedro da Aldeia, porque além de ser uma loja abrangente, oportuniza chance de emprego e crescimento profissional para muitas pessoas. Hoje, praticamente 1,4% da população aldeense trabalha aqui”, destaca o gerente geral da filial aldeense, Daniel Greco.

Daniel Greco é gerente geral da filial aldeense há um ano e oito meses
Foto: Ryu Rodrigues

Emprego e renda

Após a inauguração, em 2014, cerca de 100 vagas diretas de emprego foram ocupadas por trabalhadores da cidade. O processo seletivo para o preenchimento das primeiras vagas contou com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio do Centro de Atendimento ao Trabalho (CAT), com captação de currículos e encaminhamento de candidatos para a realização das entrevistas individuais, realizadas pela equipe de recrutamento da Havan. A preparação dos candidatos selecionados no município envolveu treinamento profissional em Sorocaba, no estado de São Paulo.

Processo Seletivo de candidatos teve o apoio da Prefeitura
Foto: Arquivo ASCOM

“Todo colaborador que ingressa na nossa loja recebe uma carga de treinamento inicial e constante de reciclagem. Aqui, a gente desenvolve trabalhos nas mais diversas áreas, como logística, moda, visual merchandising e outros, o que acaba proporcionando uma excelente carga de conhecimento e experiência profissional. Por isso, a gente costuma dizer que a Havan se tornou um celeiro de talentos, porque estimula e dá oportunidade de desenvolvimento profissional para as pessoas da cidade”, complementa Daniel.

Colaboradores recebem treinamento profissional contínuo
Foto: Ryu Rodrigues

Ganhos em infraestrutura

A instalação da Havan no Campo Redondo também trouxe benefícios diretos para a infraestrutura urbana do bairro e adjacências. Como parte do projeto, a área recebeu obras de terraplanagem, pavimentação e drenagem. Mais de quinhentas manilhas foram assentadas no terreno, além de caixas de passagem, solucionando problemas antigos de saneamento na localidade. As obras empregaram mais de 300 profissionais com 100% da mão de obra local.

Obras de drenagem melhoraram infraestrutura local
Foto: Arquivo ASCOM

Atrativos

A loja oferece mais de 100 mil itens de produtos nacionais e importados, nos setores de moda (feminina, masculina, infantil, fitness, praia e íntima), artigos de cama, mesa e banho, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, tapetes e cortinas, decoração, brinquedos, bazar, camping, entre outros. A unidade conta com praça de alimentação e estacionamento com capacidade para 500 automóveis. Outro destaque do empreendimento aldeense é a réplica da Estátua da Liberdade, de 22 metros de altura, instalada na entrada da loja.

Símbolo norte-americano, a Estátua da Liberdade é marca registrada da rede Havan
Foto: Arquivo ASCOM

“É uma loja que atrai muitos turistas; na Estátua da Liberdade sempre tem gente parando para bater fotos. Aqui, as pessoas enxergam a Havan como um shopping não só pelo tamanho da loja, mas também pela variedade de produtos que a gente tem”, conta Lucas.

A loja aldeense conta com cerca de 100 mil produtos à venda
Foto: Ryu Rodrigues

Moradora do bairro Praia Linda há 16 anos, a advogada Silvia Oliveira, acredita que a chegada da loja na cidade facilitou o acesso da população à uma extensa variedade de produtos. “Acho bem oportuno ter uma loja Havan aqui. É um espaço amplo, confortável, com vários departamentos diferentes e que atende bem a população. Nesse período de pandemia, tenho buscado mais coisas para o lar e utensílios de cozinha, itens de primeira necessidade, e sempre encontro o que preciso aqui. A cidade precisava ter uma rede como essa”, disse.

Silvia Oliveira elogiou a chegada da Havan no município
Foto: Ryu Rodrigues

De Iguaba Grande, Amanda Duarte conta que é cliente assídua da loja em São Pedro da Aldeia. “Eu morava no Rio e quando me mudei para a região senti falta desse tipo de comércio. É muito bom ter essa oferta, aqui eu consigo encontrar de tudo em um único lugar e os produtos são de qualidade”, afirma.

De Iguaba Grande, a estudante Amanda Duarte é cliente antiga da filial aldeense
Foto: Ryu Rodrigues

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui