Mais de 10 mil doses são aplicadas no Dia D da Campanha de Multivacinação

Vacinas dos calendários de imunização da criança e do adolescente estão sendo oferecidas durante a campanha, que vai até 30 de outubro

As unidades de saúde de São Pedro da Aldeia ficaram movimentadas no último sábado (17) com a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização, que também inclui a vacinação contra a Poliomielite – a famosa gotinha –, tem como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, de zero a menores de 15 anos. Somente no Dia D, mais de 10 mil doses foram aplicadas. Além das vacinas de reforço e de rotina, a Sala de Vacinas e os postos de saúde também estão disponibilizando a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No município, somente as unidades do Centro/Mossoró e Três Vendas não participam da campanha.

A vacinação contra a Poliomielite é voltada a crianças de 1 a 5 anos de idade incompletos

Alerta

Enfermeira do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Tatiana Leal de Oliveira explica que a campanha tem como objetivo resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância quanto na adolescência, ampliando a cobertura vacinal e evitando o retorno de outros tipos de vírus, como o do sarampo. A proposta é alertar a população sobre a importância de vacinação na prevenção a diversas doenças, como a febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, paralisia infantil e meningite, dentre outras.

Durante o primeiro atendimento, as crianças têm suas cadernetas de vacinação verificadas pelas equipes dos postos
Foto: Ryu Rodrigues

“É muito importante que os pais ou responsáveis tragam as crianças para fazer a atualização da caderneta. Nesse momento de pandemia, é fundamental que a nossa população esteja com a saúde controlada e protegida contra doenças imunopreveníveis. Redobramos os cuidados com a higienização nas unidades e nos preocupamos em abastecer os postos de saúde dos bairros para evitar aglomeração na Sala de Vacinas do Centro”, disse.

Campanha de Multivacinação é voltada à aplicação de vacinas faltantes ou em atraso

Calendário

Mais de 15 tipos de vacinas do calendário básico de vacinação infanto-juvenil estarão à disposição dos moradores nas unidades de saúde e na Sala de Vacinas até o fim do mês de outubro. É fundamental que a população-alvo compareça às unidades de saúde levando o cartão do SUS e a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde avaliem se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

Dia D da Campanha mobilizou os postos de saúde na cidade
Foto: Ryu Rodrigues

A dona de casa Keila Cardoso Telles foi uma das primeiras mães a chegar no posto de saúde do Porto do Carro, no Dia D, para vacinar a pequena Helena, de quatro meses de idade, com a pentavalente. “Minha filha está tomando as vacinas desde o primeiro mês de nascida; esta é a segunda vez que eu venho no postinho para fazer a vacinação. É muito bom poder contar com uma estrutura como essa perto de casa, porque facilita muito. O atendimento aqui é excelente e a gente só tem que agradecer”, disse a moradora.

Keila Cardoso compareceu ao Dia D com as filhas Cristal, de 10 anos, e Helena, de 4 meses
Foto:
Ryu Rodrigues

Público-alvo

Para os adolescentes, há o reforço das imunizações feitas na infância ou esquemas novos, com a aplicação de vacinas como HPV, febre amarela, tríplice viral e meningocócica. “Adultos que ainda não se vacinaram também podem aproveitar esse período para procurar o posto de saúde mais próximo. Além de olharmos as cadernetas das crianças e dos adolescentes, estamos verificando a situação vacinal dos pais com até 59 anos de idade para atualização”, destaca Karine Ferreira, enfermeira responsável pela unidade de saúde do Campo Redondo.

Foto: Ryu Rodrigues

Moradora do Campo Redondo, Thaís Andrade conseguiu atualizar a caderneta de vacinas da filha Luiza, de um ano de idade, e aproveitou a ida ao posto do bairro para receber a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, a vacina Tríplice Viral. “Fiquei muito satisfeita com o atendimento e com os procedimentos de prevenção que o posto vem adotando. A saúde das nossas crianças tem que vir em primeiro lugar, mas é muito importante que toda família se proteja, mantendo as vacinas atualizadas”, afirma.

A professora Thaís Andrade, de 24 anos, recebeu dose extra da vacina contra o sarampo
Foto: Ryu Rodrigues

Para minimizar os riscos de transmissão da Covid-19 e garantir a segurança da população e dos profissionais, a entrada nos postos de saúde só é permitida mediante o uso de máscara de proteção facial. A Secretaria de Saúde também orienta a população a manter o distanciamento social e evitar a formação de filas. “Pedimos aos moradores que não formem aglomerações nas unidades. Como a campanha se estenderá até o fim do mês, não há necessidade de uma busca desenfreada pelas doses”, destaca a coordenadora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco.

Unidades de saúde disponibilizam álcool em gel durante a campanha