Moradores celebram chegada da nova pavimentação na Rua do Fogo

Nesta terça-feira (20), o asfalto começou a ser colocado na Rua Manoel Pinto Pereira

Da porta de sua casa, o aposentado Simeão Fernandes acompanhou de perto a chegada do novo asfalto na Rua Manoel Pinto Pereira, onde mora há mais de 60 anos. “Essa obra era um sonho para a gente. Quando chovia, era muito buraco, lama, poeira e os moradores e os comerciantes já não aguentavam mais. Agora que o trabalho está sendo feito vai melhorar bastante a nossa vida”, disse. Ao todo, serão colocados 2.872,09 metros quadrados de massa asfáltica, melhorando o acesso à uma das principais vias da Rua do Fogo, em São Pedro da Aldeia.

Morador Simeão Fernandes comemorou a chegada do asfalto na Rua Manoel Pinto Pereira
Foto: Ryu Rodrigues

Na Rua Manoel Pinto Pereira, a nova pavimentação começou a ser implantada nesta terça-feira (20). Cerca de 15 homens estão envolvidos na obra, que envolveu ainda a preparação do solo com limpeza da rede de drenagem de águas pluviais, fresagem do asfalto já existente, colocação de bica corrida e emulsão asfáltica.

Rolo compactador é utilizado na preparação do solo
Foto: Ryu Rodrigues

Morador há 23 anos da Rua Manoel Pinto Pereira, Elton de Arruda também é dono de um mercado instalado no trecho inicial da via. O comércio, aberto há mais de um ano, está entre as dezenas de estabelecimentos instalados ao longo da rua, que serão diretamente impactados pela nova pavimentação.

Foto: Ryu Rodrigues

“Antes era um transtorno muito grande; era muito buraco, poeira e a gente que tem comércio tinha que estar limpando toda hora. Eu tinha clientes que relatavam querer ir embora daqui só por causa do estado da rua. Mas agora, com essa nova pavimentação, vai melhorar muito. É uma obra que está trazendo crescimento para o bairro e eu tenho certeza que não só eu, como todos os comerciantes e moradores estão satisfeitos”, afirma.

O comerciante Elton de Arruda acredita que a nova pavimentação vai trazer mais qualidade de vida para a população

Revitalização

O projeto também contempla obras de recuperação da pavimentação na Estrada da Rua do Fogo, com aplicação de 23.863,69 mil metros quadrados de novo revestimento asfáltico. A pavimentação está sendo executada com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), em um investimento de R$994.961,70.

A pavimentação está sendo executada com concreto betuminoso usinado a quente
Foto: Ryu Rodrigues

Com previsão de duração de três meses, a obra é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio de um convênio de cooperação técnica. O fornecimento de material é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), enquanto o município é responsável pela execução do trabalho e a mão de obra.

Guarda Municipal está auxiliando no ordenamento do trânsito durante as obras