Moradores da Estação ganham nova Unidade Básica de Saúde

O bairro passa a contar com uma unidade de referência, aproximando os serviços de saúde da população

A comunidade do bairro Estação recebeu, nesta quinta-feira (29/10), uma nova unidade básica de saúde. O posto, que estará à disposição dos moradores a partir da terça-feira (03/11), leva o nome de Joenir Álvaro de Souza, homenageando o antigo morador do local, falecido em 2015. A cerimônia de entrega foi realizada pela Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia e contou com a presença de familiares do homenageado.

Foto: Adriana Pereira

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a entrega do posto significa a realização de um sonho para a comunidade, oferecendo mais um serviço de saúde na cidade.

“Por muito tempo a comunidade da Estação solicitou uma unidade de saúde que pudesse atender os moradores, evitando o deslocamento. Investimos em diversas áreas para desenvolver São Pedro da Aldeia e a Saúde foi uma delas, entregamos em nosso governo oito postos de saúde. É um orgulho poder entregar o posto e homenagear o Joenir, conhecido como ‘Nini’, que sempre foi um grande irmão para nós”, lembra o prefeito.

Atendimento

A abertura de uma unidade de saúde no bairro Estação era uma antiga reivindicação dos moradores do local. Com a possibilidade dessa realização, ampliando a rede de atenção primária e a oferta de serviços no município, a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, não poupou esforços para entregar o posto.

“Convivi por muitos anos com os moradores da Estação e com a comunidade do Colégio Estadual José Rascão. É uma alegria poder entregar uma unidade de saúde a essa comunidade, que por muitos anos teve que se deslocar para outros bairros em busca de atendimento. Inauguramos uma unidade básica, mas já enviamos projeto ao Ministério da Saúde para mudar o perfil para Estratégia de Saúde da Família”, afirma a secretária.

Foto: Ryu Rodrigues

A UBS Estação fica localizada na Rua Antônio Homem Cardoso Mota, nº 52. A entrega da nova unidade contou com a presença de autoridades municipais e de familiares do homenageado.

Estrutura

A Unidade Básica de Saúde da Estação conta com recepção, banheiro, sala de odontologia, sala de enfermagem, sala de curativo, consultório médico, cozinha, sala de vacinas e área externa. As adequações do prédio, a fim de oferecer uma estrutura adequada para as consultas e atendimentos, foram realizadas pelo setor de Infraestrutura da Secretaria de Saúde. A unidade, além de atender a Estação, dará suporte aos bairros Jardim Soledade, Bela Vista e São José, todos que compõem a área de abrangência do novo posto aldeense.

A homenagem

Joenir Álvaro de Souza, mais conhecido como “Nini”, foi um conhecido morador do bairro da Estação. Nascido no dia 14/10/1941, filho de Antenor Álvaro de Souza e Hilda Gonçalves de Souza, era um homem de muitos amigos e bastante festeiro. O morador se tornou muito conhecido por ser o fundador da tradicional Festa da Estação, que acontecia anualmente nos dias 23 e 24 de junho, em homenagem a São João. Joenir faleceu aos 74 anos de idade, no dia 26/11/2015.

Foto: Ryu Rodrigues

Emocionada, Linar Gonçalves agradeceu a homenagem ao irmão. “Tenho certeza que meu irmão está muito feliz, nós agradecemos muito pela homenagem prestada a ele. Já chorei muito com essa entrega e a lembrança do meu irmão, só tenho a agradecer. O posto está lindo”, ressalta Linar, acompanhada do marido Vitor Matos, de sua irmã Linete de Souza Rascão e da sobrinha Janilce dos Santos Souza.