400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos é sucesso em São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 25/02/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na terça-feira (24) a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. Com o tema central “Direitos Humanos para todos e todas: Democracia, Justiça e Igualdade”, o evento reuniu população, técnicos da pasta e representantes da sociedade organizada. Em plenária geral, foram votadas propostas e eleitas três representantes do município, um governamental e dois da sociedade civil, para a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, prevista para ser realizada nos dias 17 e 18 de março. O evento foi realizado no CRAS Anibal Martins Ferreira, do bairro São João.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na terça-feira (24) a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. Com o tema central “Direitos Humanos para todos e todas: Democracia, Justiça e Igualdade”, o evento reuniu população, técnicos da pasta e representantes da sociedade organizada. Em plenária geral, foram votadas propostas e eleitas três representantes do município, um governamental e dois da sociedade civil, para a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, prevista para ser realizada nos dias 17 e 18 de março. O evento foi realizado no CRAS Anibal Martins Ferreira, do bairro São João.



Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá agradeceu a participação expressiva da população. “Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho e da secretária Ester Chumbinho, agradeço a presença de todos. É uma alegria enorme ver esse auditório cheio. Saúdo a comunidade, os CRAS, os conselhos presentes e todos os representantes que aqui estão. Falar de Direitos Humanos é falar da vida. Esse é o espaço para pensarmos naquilo que precisa ser modificado, alterado ou ressignificado. Vamos aproveitar a oportunidade, ninguém melhor do que vocês para pontuar as demandas”, disse.



Os eixos temáticos da Conferência foram apresentados por técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município para discussão e elaboração de propostas. O primeiro eixo abordou a “Afirmação e fortalecimento da democracia”, discutindo questões como a participação política, o controle social das políticas públicas de direitos humanos, a liberdade de expressão e o direito à comunicação, entre outros. O segundo eixo promoveu a reflexão acerca da “Garantia e universalização de direitos” e o terceiro discutiu a “Promoção e consolidação da igualdade”.



Para a Diretora de Direitos Humanos, Alba Yabeta, a Conferência Municipal visa discutir as demandas do município com a comunidade e levar essas discussões em votação. “O grande ganho desta Conferência é buscar uma reflexão do tema que é tão discutido mundialmente, levantar questionamentos e discutir a violação de direitos da pessoa que já é marginalizada por ser pobre, negro, morar na favela, não ter recurso. Parabenizo, mais uma vez o Governo Cláudio Chumbinho por nos dar a oportunidade de realizar esse trabalho de reflexão. Já realizamos a Conferência da Mulher, do Idoso, da Assistência e agora estamos concluindo a de Direitos Humanos”, destacou.



“Menos de 30% dos municípios do Estado realizaram a Conferência e nós queremos parabenizar São Pedro da Aldeia por essa iniciativa. Só conseguiremos ter políticas sérias e consolidadas de diretos humanos no Estado se os municípios se conscientizarem e promoverem suas conferências e fortalecermos essa temática”, disse Cristina Pinheiro, assessora da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

 


Representarão São Pedro da Aldeia na Conferência Estadual Luciana de Oliveira, delegada governamental, Walter Cordeiro e Ana Paula Ferreira, delegados não-governamentais. Foram eleitos como suplentes Wania Arruda, Damaris Marins e Shirley Simões.


 

Também participaram da Conferência Municipal de Direitos Humanos a diretora da Gestão SUAS, Jane Ferreira, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro, o presidente do Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia, Luiz Medina, as representantes da Comissão Organizadora Estadual (COE) para Conferência Estadual dos Direitos Humanos Leila Silva e Glorimar Souza, e a assessora técnica da Subsecretaria de Estado de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Hodete Alves de Medeiros, entre outras autoridades.