Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

2° encontro de capacitação para educadores de creches é realizado São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 22/05/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o segundo encontro da formação para professores que atuam em creches integrais e parciais na rede municipal de ensino. A capacitação foi ministrada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). Os encontros, que acontecem uma vez ao mês, tiveram início em abril com término previsto para novembro. Cerca de 60 educadores participam da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o segundo encontro da formação para professores que atuam em creches integrais e parciais na rede municipal de ensino. A capacitação foi ministrada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). Os encontros, que acontecem uma vez ao mês, tiveram início em abril com término previsto para novembro. Cerca de 60 educadores participam da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).


 

A pauta do segundo encontro incluiu uma reflexão de sentimentos e emoções, transformação da “sala mundo”, organização e limpeza, exibição de vídeo BNCC “O que muda na vida do professor” e “Dez competências gerais”. Além de reflexão sobre a prática pedagógica, prática e campos de experiência, também foram abordadas atividades práticas sobre o plano de aula, englobando as competências gerais, a apresentação de planos elaborados, avaliação na Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem, entrega e explicação da atividade prática. Incluindo as dinâmicas “Sala Mundo”, “Olhos vendados” e “Da vela”, com a música de sistematização em roda.



 

A auxiliar da Creche Municipal Comunitária Tia Fátima, no Campo Redondo, Gisele dos Santos, falou sobre a iniciativa. “Esse segundo encontro mexeu muito comigo. Com a dinâmica sobre o medo, lembrei-me de uma turma que atuei no ano passado, que era um pouco complicada, e isso mexeu bastante comigo. Este é o meu segundo encontro no curso e está sendo de muito aprendizado, não só em sala de aula, mas também fora dela. Aprendo várias atividades dinâmicas para trabalhar com os alunos”, disse.


 

O objetivo principal da capacitação é orientar os docentes quanto à importância de inserir a criança no processo de renovação de conhecimentos de diferentes linguagens, articulando a liberdade, o respeito e a integração através de atividades diversificadas. Os encontros são ministrados pela tutora Nathália Agnes, com coordenação de Ivonete Simão, Sandra Jordão e Irinéa Pinheiro.