400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Aberta a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Por Raíra Morena em 01/08/2013
Imagem da Notícia: Foi aberta oficialmente, na noite dessa quarta-feira (31), a IX Conferência Municipal de Assistência Social de São Pedro da Aldeia. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do vice-prefeito Iédio Rosa, que compareceu representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, da Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, dos presidentes dos Conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social, Getúlio Nogueira e Paulo Pimenta, respectivamente, entre outras autoridades municipais, usuários dos CRAS e representantes da sociedade civil organizada. O evento tem como objetivo promover debates e elaborar propostas voltadas para a melhoria das políticas públicas no município, abordando o tema “Gestão e Financiamento na efetivação do SUAS”. Já nesta quinta-feira (01), a programação da Conferência segue das 8h às 17h no Teatro Municipal Dr. Átila Costa com grupos de trabalho, palestras, paineis e eleição de delegados para a etapa estadual



  1. Foi aberta oficialmente, na noite dessa quarta-feira (31), a IX Conferência Municipal de Assistência Social de São Pedro da Aldeia. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do vice-prefeito Iédio Rosa, que compareceu representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, da Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, dos presidentes dos Conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social, Getúlio Nogueira e Paulo Pimenta, respectivamente, entre outras autoridades municipais, usuários dos CRAS e representantes da sociedade civil organizada. O evento tem como objetivo promover debates e elaborar propostas voltadas para a melhoria das políticas públicas no município, abordando o tema “Gestão e Financiamento na efetivação do SUAS”. Já nesta quinta-feira (01), a programação da Conferência segue das 8h às 17h no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, com grupos de trabalho, palestras, painéis e eleição de delegados para a etapa estadual.


  2.  

             Na ocasião, o vice-prefeito Iédio Rosa destacou as ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação ao longo do primeiro semestre. "Estou aqui com muita satisfação representando o nosso Prefeito Cláudio Chumbinho, que pediu que eu desejasse sucesso pleno nesta Conferência. Temos certeza de que tudo transcorrerá bem e, ao final, vamos colher os resultados. Também gostaria, em nome do Prefeito, de reconhecer e elogiar o trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe de Assistência Social do município, sob a orientação da Secretária Sandra de Badu, acolhendo e levando cidadania aos bairros. É muito bom saber que o município tem à sua disposição um grupo de secretariado que valoriza o governo e trabalha para melhorar a qualidade de vida da população. Parabéns a todos", disse.


  3.          A Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, a Sandra de Badu, reiterou o chamamento aos presentes para a participação ativa durante os debates e deliberações desta quinta-feira (01). "Convocamos toda a sociedade para esse momento de reflexão, de mobilização e de debate coletivo, buscando soluções para os problemas sociais locais. Sabemos da importância dessa Conferência para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social em São Pedro da Aldeia. Será um dia de muito trabalho e nós esperamos elaborar propostas e buscar estratégias para definir as políticas públicas e avançar no nosso trabalho em benefício da população. Contamos com a presença de todos", disse.


  4.       

  5.   Logo após, a Secretária apresentou um breve panorama da atuação da Secretaria no município, abordando sobre legislação, programas, ações, atividades socioeducativas e projetos desenvolvidos desde o início do ano, em parceria com outras Secretarias, envolvendo todos os seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)l. Sandra aproveitou para ressaltar a atual posição de destaque de São Pedro da Aldeia no que se refere à gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único Para Programas Sociais (CADÚnico).


  6.  


  7.          "Nos primeiros cinco meses de governo, conseguimos aumentar em 30% o nosso Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Isso é reflexo do esforço e da dedicação dos nossos profissionais que estão sendo capacitados, buscando ativamente e qualificando o atendimento do CADÚnico no município. Estamos trabalhando muito e vamos continuar trabalhando para melhorar o nosso índice", comemorou. O IGD foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para ajudar financeiramente os municípios no trabalho de identificação e atendimento às famílias em situação de pobreza. O desempenho do município no IGD serve como base para serem calculados os recursos financeiros transferidos mensalmente pelo Governo Federal.



  1. O presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Paulo Pimenta, elogiou o desempenho da Secretaria no município e destacou o trabalho do Conselho Municipal de Assistência Social, colaborando para uma democracia cada vez mais inclusiva. "O que vimos aqui hoje nos mostrou a força que tem a Assistência Social em São Pedro da Aldeia. Eu pude verificar que o município está exatamente dentro do grande plano do governo federal, seguindo à risca todas as normas expedidas. A solicitação da Secretária para que todos aqui presentes participem da Conferência é mais do que importante. Só assim o sentimento do povo chegará aos ouvidos das autoridades. Aproveito para despertar nossas atenções para o papel fundamental do conselho municipal face à operacionalização das ações da política de assistência social e na consolidação do SUAS no município que, sem dúvida, trará um relato dos avanços, conquistas, obstáculos, dificuldades e o reconhecimento de suas reais potencialidades. O CEAS parabeniza o município pela realização da IX Conferência e pelo empenho da comissão organizadora: aceitem o nosso caloroso abraço com a certeza do alcance de absoluto sucesso", finalizou.


  2.   O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Getúlio Nogueira, ressaltou que o momento é de preocupação com aqueles que mais precisam. "Nós somos 20 conselheiros preocupados com os mais carentes. Estamos muito honrados e felizes de ver essa Casa cheia de pessoas com interesses pelos mais necessitados. Sabemos que ainda temos uma jornada bastante trabalhosa pela frente e é esse sentimento de amor ao próximo que deve nortear as nossas discussões durante a Conferência", disse.



  3. O fechamento da cerimônia foi marcado com apresentações culturais de usuários dos CRAS: o grupo de violão do bairro Alecrim, o coral de idosos “Esperança”, do Balneário e a banda marcial do Morro dos Milagres, que abrilhantaram a noite e divertiram o público. Compuseram a mesa de abertura o vice-prefeito Iédio Rosa, o presidente da Câmara Municipal, Guga de Mica, a Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, os presidentes dos Conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social, Getúlio Nogueira e Paulo Pimenta, respectivamente, o secretário de Governo, Edmilson Bittencourt e a usuária do CRAS do Morro dos Milagres, Maria de Fátima Neves, representando a sociedade civil.

             Também compareceram à cerimônia o vereador Chiquinho de Dona Chica, os secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt e de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu Dias, os subsecretários de Administração da Saúde, Moacyr Torres e de Urbanismo, Liz Valladares, o secretário de Assistência Social, Renda e Trabalho de Arraial do Cabo, Wagner Lima, a secretária de Assistência Social de Armação dos Búzios, Cláudia Carreiro, o presidente do Conselho Tutelar, Luís Cláudio Medina, a Secretária Executiva do Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), Dalva Mansur, o líder da Associação dos Remanescentes Quilombolas, Roberto dos Santos, o presidente da Associação de Aposentados e Idosos, Hailton Trindade, a coordenadora municipal de Saúde Mental, Rosimary Calazans, equipes da Secretaria de Assistência Social do município, coordenadoras, usuários dos CRAS, entre outros membros da sociedade civil.



  1. Confira a programação desta quinta-feira (01) no Teatro Municipal Dr. Átila Costa:

  2. 08h às 09h – Credenciamento / Café da Manhã

  3. 09h às 09h30 – Apresentação Cultural CRAS

  4. 09h30 às 09h45 – Leitura e Aprovação do Regimento

  5. 09h45 às 10h – Apresentação do diagnóstico das conferências anteriores

  6. 10h às 11h30 – Palestra sobre “Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS”

  7. Palestrante: Edneusa Maria de Oliveira (Assessora Técnica da Superintendência da Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos)

  8. 11h30 às 12h – Debate

  9. 12h às 13h – Almoço

  10. 13h30 às 14h30 – Grupos de Trabalho

  11. 14h30 às 15h30 – Plenária Final

  12. Deliberações

  13. Apresentação e votação das moções

  14. 15h30 às 16h30 – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social

  15. 16h30 às 17h – Encerramento

  16. 17h – Café da tarde

Tópicos: CEAS , CMAS , CRAS , Conferência Municipal de Assistência Social , SUAS , CREAS