Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Aberta a X Conferência Municipal de Assistência Social de São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 05/08/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social com solenidade realizada no Teatro Municipal Dr. Átila Costa na terça-feira (04). Compondo a mesa de abertura estavam a secretária das pastas e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ester Chumbinho; a subsecretária das pastas, Olívia Sá; o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt; secretário de Educação, Evaldo Bittencourt; a subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro; a representante dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Cátia Simone, e representante dos usuários do SUAS, Maria da Conceição Policarpo. A Conferência tem como tema central “Consolidar o SUAS de Vez, rumo a 2026”. A programação continua nesta quarta-feira (05) com palestras, debates, grupos de discussão, votação de propostas e eleição de delegados para a etapa estadual.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social com solenidade realizada no Teatro Municipal Dr. Átila Costa na terça-feira (04). Compondo a mesa de abertura estavam a secretária das pastas e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ester Chumbinho; a subsecretária das pastas, Olívia Sá; o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt; secretário de Educação, Evaldo Bittencourt; a subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valter Cordeiro; a representante dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Cátia Simone, e representante dos usuários do SUAS, Maria da Conceição Policarpo. A Conferência tem como tema central “Consolidar o SUAS de Vez, rumo a 2026”. A programação continua nesta quarta-feira (05) com palestras, debates, grupos de discussão, votação de propostas e eleição de delegados para a etapa estadual.



A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do CMAS, Ester Chumbinho, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos, em especial a dos usuários. “Este é um momento em que pautamos em nosso município a importância da inclusão social. Por isso, reconhecemos os avanços atingidos nos 10 anos de implantação do SUAS através da redução da pobreza e do acesso aos serviços, programas e projetos socioassistenciais. Essa conferência, ao propor a consolidação do SUAS e a construção da real inclusão social, constitui um fórum de muita responsabilidade para todos nós. Temos que dirigir o nosso olhar para assistência como política de inclusão social, compondo uma nova agenda para efetivação do exercício pleno da cidadania e da universalização dos direitos sociais”, declarou.



Ainda segundo a secretária, é importante uma visão de futuro e partir de uma reflexão acerca dos acertos e superações que as conferências anteriores e a experiência de implementação do SUAS proporcionam para a construção de diretrizes para o plano decenal 2016-2026.



Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esportes, Edmilson Bittencourt destacou a importância do evento. “Em nome do Prefeito, gostaria de parabenizar a todos pelo envolvimento e desejar uma ótima conferência. O trabalho vai ser extenso e tenho certeza que todos estarão contribuindo muito para o sucesso desse evento. A Secretaria de Assistência Social vem desenvolvendo um excelente trabalho ao longo do nosso mandato. Parabéns secretária Ester, subsecretária Olívia e toda a equipe da pasta”, falou.



Após a composição da mesa, a programação do dia teve início com a execução dos Hinos Nacional e Municipal, seguido da apresentação de um vídeo institucional das atividades e programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.



Secretário de Educação, Evaldo Bittencourt parabenizou toda a equipe da pasta pela organização e concretização da conferência. “É muito importante continuar apostando na potência do ser humano e essa conferência nos dá a possibilidade de renovar a esperança e a certeza da força de cada um. Temos uma equipe muito coesa, que trabalha com muita motivação sob a liderança do Prefeito Cláudio Chumbinho. Desejo muito sucesso e que a conferência alcance seus objetivos”, disse.



Em seu discurso, o presidente do CMDCA, Valter Cordeiro, destacou o trabalho realizado pelos profissionais da pasta. “Gostaria de agradecer ao convite para estar aqui hoje. Sou um apaixonado pelo serviço de Assistência Social e Direitos Humanos. Para mim, todos vocês são heróis que correm atrás dos direitos de toda e qualquer pessoa”, disse.



O Coral Esperança, do CRAS Carlota Pereira dos Santos, com o regente Luisinho Melo encerrou a cerimônia. Na ocasião, o grupo formado por moradoras dos bairros Balneário e Praia Linda se apresentou com quatro canções, entre elas “Asa Branca”.



Nelma Azeredo, subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão, aproveitou a oportunidade para destacar a trajetória do SUAS no Brasil, implementado em 2005. “Tenho a maior convicção de que sairão propostas muito consequentes daqui para nossas conferências estadual e nacional. Faremos um belíssimo trabalho, com um gostinho especial por estarmos avaliando e refletindo sobre a trajetória de 10 anos de implantação do sistema único”, falou.



“Nós não conseguimos configurar a política de Assistência Social sem a sociedade civil, portanto, estamos aqui pelos nossos usuários, se tudo isso existe é por eles. Temos que pensar sempre em como queremos ver nosso município daqui a 10, 20 anos. Agradeço imensamente a honra de estar nessa Secretaria e aos funcionários que, com muito carinho, executaram cada minuto dessa conferência. Que tenhamos todos um maravilhoso trabalho”, falou a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá.



Prestigiaram a abertura da Conferência os secretários de Administração, Antônio Carlos Teixeira; de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb; a subsecretária de Saúde, Sonia Marques; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão; o superintendente do PREVISPA, Mário Cesar Cordeiro; a presidente e o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Maria das Dores e José Ferreira; o presidente do Conselho Tutelar, Luiz Medina; o presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia, Paulo Vasconcelos; a representante da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro, Cristiane de Oliveira; o presidente do Abrigo Aldeia da Infância Feliz, José Rodrigues; as representantes da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, Deny Caetano, do INSS em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, Priscila Martins e Laureni Pereira; toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; o grupo Amigas da Mama e sua fundadora, Joelma Fidalgo, entre outros.