400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Ações do Outubro Rosa chegam ao CRAS do Alecrim em São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 09/10/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia já deu início à programação especial pelo Outubro Rosa no município. Sob a iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a ação de conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de mama chegou ao CRAS do Alecrim nesta quinta-feira (09). Durante toda a manhã, a equipe de enfermagem, psicóloga, médico e agentes de saúde da Unidade de Saúde da Família do bairro prestaram atendimentos à população. Entre os serviços oferecidos estiveram palestras sobre a Saúde da Mulher, coleta de preventivo, requisição de mamografia, orientações sobre o autoexame das mamas, recadastramento do Cartão SUS, além de atendimentos sociais do CADÚnico. A mobilização continua até as 16h. As próximas unidades a receberem a mobilização serão os CRAS da Rua do Fogo e Morro do Milagre, na próxima quarta-feira (15).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia já deu início à programação especial pelo Outubro Rosa no município. Sob a iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a ação de conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de mama chegou ao CRAS do Alecrim nesta quinta-feira (09). Durante toda a manhã, a equipe de enfermagem, psicóloga, médico e agentes de saúde da Unidade de Saúde da Família do bairro prestaram atendimentos à população. Entre os serviços oferecidos estiveram palestras sobre a Saúde da Mulher, coleta de preventivo, requisição de mamografia, orientações sobre o autoexame das mamas, recadastramento do Cartão SUS, além de atendimentos sociais do CADÚnico. A mobilização continua até as 16h. As próximas unidades a receberem a mobilização serão os CRAS da Rua do Fogo e Morro do Milagre, na próxima quarta-feira (15).

A coordenadora do CRAS, Thaynara Sant’anna, ressaltou a importância da parceria com a unidade de saúde para as ações do Outubro Rosa. “Todo ano o CRAS adere ao Outubro Rosa com ações voltadas para a orientação, educação em saúde e fortalecimento de vínculos. Hoje estamos trabalhando em parceria com os profissionais de saúde para fomentar a importância da prevenção e do cuidado à saúde da mulher, fornecendo atendimentos importantes como a marcação de exames e palestras informativas. Esse trabalho em rede e o apoio que temos recebido da unidade de saúde é muito importante para o bom atendimento à população”, ressaltou.

A manhã foi marcada pela palestra da psicóloga Catarina Rosa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do bairro Alecrim, que abordou o cuidado à saúde da mulher e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Informações sobre cuidados paliativos também foram fornecidos às participantes pela enfermeira da unidade, Grasiely Soares. Um vídeo educativo sobre o movimento também foi exibido. Ao longo da manhã, a técnica em enfermagem da unidade também realizou aferição de pressão arterial e agentes do posto de saúde fizeram o recadastramento do Cartão SUS. À tarde, a programação continua com a palestra sobre o câncer do colo de útero, que será ministrada pelo médico cubano, do Programa Mais Médicos, Riduan Garcia.  

Moradora do Alecrim há quase 20 anos, a garçonete Valquíria Barcelos elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover o evento. “Eu acho muito importante essa ação para conscientizar a população. Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente se esquece de cuidar da nossa saúde e de fazer os exames, tanto o preventivo como a mamografia. E essa ação serve como uma alerta para esse cuidado. Está sendo muito bom parq todos nós. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, disse a usuária do CRAS.