400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Ações do Outubro Rosa marcam Projeto “Viver Bem Feliz" no bairro São João

Por Raíra Morena em 24/10/2013
Imagem da Notícia: Acompanhando o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, promoveu mais uma edição do Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz” em homenagem à Campanha Outubro Rosa. Para a ação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), o CRAS do bairro São João recebeu decoração especial para acolher usuários e moradores. A programação contou com música ao vivo, palestras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, orientações gerais sobre a doença, roda de conversas e lanche.

Acompanhando o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, promoveu mais uma edição do Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz” em homenagem à Campanha Outubro Rosa. Para a ação, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (24), o CRAS do bairro São João recebeu decoração especial para acolher usuários e moradores. A programação contou com música ao vivo, palestras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, orientações gerais sobre a doença, roda de conversa e lanche.

         De acordo com a assistente social da unidade, Denise Campos, a intenção dessa edição do Projeto foi promover um dia de conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama. “O Projeto vem focando em temas específicos e datas comemorativas e, este mês, não podíamos deixar de aderir à Campanha Outubro Rosa. O objetivo é promover a socialização, o fortalecimento de vínculos, a troca de conhecimentos e experiências, além de fornecer orientações e informações pertinentes a essa importante mobilização”, disse.

Durante a tarde, moradores e integrantes das oficinas socioeducativas do CRAS puderam acompanhar palestras e uma produção audiovisual acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades foram orientadas pela equipe técnica do CRAS e pela representante do Grupo de Apoio Amigas da Mama de São Pedro da Aldeia, Rose Terto, que explanou sobre o histórico do movimento. O tradicional laço rosa, símbolo da campanha, também foi distribuído aos participantes. 

Ex-portadora do câncer de mama, a usuária do CRAS Laíse Maria da Costa, foi uma das participantes do evento. Moradora do bairro São João há 28 anos, a aposentada fez questão de destacar a importância da ação. “Essa ação é muito importante não só para mim, que já passei por isso e, graças a Deus, me recuperei bem, mas também para outras pessoas, portadoras ou não, poderem se informar sobre a doença e da importância do cuidado com a saúde. Sempre acreditei na minha cura e acho importante podermos compartilhar experiências no CRAS, pois é uma forma de informar e também de ajudar na prevenção”, disse.

 

 


Tópicos: Outubro Rosa , CRAS , Viver Bem Feliz