400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alfabetizadores do PBA têm curso de Formação Continuada em São Pedro da Aldeia

Por Mônica Marins em 18/06/2014
Imagem da Notícia: Está marcada para o próxima dia 24 o curso de Formação Continuada para os professores alfabetizadores que trabalharão no Programa Brasil Alfabetizado, em São Pedro da Aldeia. O curso está sendo realizado no Horto Escola Artesanal com a coordenação da professora formadora Mariangela Ribeiro. Cinquenta profissionais participarão do curso que é dividido em quatro encontros presenciais e quatro online.


Está marcado para o próxima  dia 24 o curso de Formação Continuada para os professores alfabetizadores que trabalharão no Programa Brasil Alfabetizado, em São Pedro da Aldeia. O curso está sendo realizado no Horto Escola Artesanal com a coordenação da professora formadora Mariangela Ribeiro. Cinquenta profissionais participarão do curso que é dividido em quatro encontros presenciais e quatro online.

A subsecretária de Diversidade, Inclusão e Educação Integral Ângela Sampaio participou da abertura oficial do curso no último dia 18. Para Ângela “esta é uma grande oportunidade que os professores terão de resgatar pessoas excluídas por causa do analfabetismo”. Ela informou que a secretaria de Educação tem o compromisso de oferecer a formação inicial e continuada para coordenadores e alfabetizadores, com o objetivo de subsidiar os docentes na sua prática pedagógica.

 

 De acordo com a professora Mariangela o curso de Formação Continuada é um espaço de troca de experiências, relatos de práticas bem sucedidas, discussão de dificuldades, planejamentos coletivos e de confecção de materiais e leituras complementares.  Nos quatro encontros presenciais serão estudados os seguintes assuntos: Sala de aula: espaço de confiança, afeto e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Histórico da educação de Jovens, Adultos e Idosos, Musicalizando o Espaço da EJA e O desafio de alfabetizar, respeitando as experiências com os Jovens, Adultos e Idosos.  

O curso de Formação Continuada prevê também a participação dos professores alfabetizadores em diversas oficinas: Matemática no Cotidiano na EJA, O Uso das Novas Tecnologias na EJA, História da Arte e Reciclagem, Ambiente Alfabetizador na EJA, Jogos na EJA: Conquista e Desafios, Igualdade Racial e Diversidade, A Importância do Registro na EJA, Letramento e Alfabetização na EJA, Orientações para Aplicação dos Testes Cognitivos Inicial e Final e Contos Africanos.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O município de São Pedro da Aldeia fez a adesão ao PBA em maio de 2014.