400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos aldeenses concluem Semana da Alimentação fazendo comida de verdade

Por em 25/06/2014
Imagem da Notícia: No segundo dia de atividades externas da “Semana de Alimentação Escolar”, vinte e cinco alunos de escolas do 1º segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram nesta quarta-feira, (25), de mais uma atividade externa: desta vez eles tiveram uma aula de culinária no Horto Escola Artesanal e aprenderam, na prática a fazer sanduíches, saladas de frutas e sucos.

No segundo dia de atividades externas da “Semana de Alimentação Escolar”, vinte e cinco alunos de escolas do 1º segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram nesta quarta-feira, (25), de mais uma atividade externa: desta vez eles tiveram uma aula de culinária no Horto Escola Artesanal e aprenderam, na prática a fazer sanduíches, saladas de frutas e sucos.

 

Os estudantes foram recebidos pelo diretor do Horto Escola Artesanal, Jomar Jotta. Ele falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e distribuiu gibis para a criançada. O secretário de Educação Evaldo Bittencourt abriu o evento dizendo aos educandos que é importante aprender brincando: “Durante o passeio ao assentamento, ontem, vocês viram a produção de muitos alimentos que vocês só viam no prato. O nosso desejo como educadores, é estimular todos a experimentarem as coisas gostosas que a natureza nos oferece como os legumes, as frutas e verduras. Espero que façam uma aula deliciosa e que experimentem tudo o que for oferecido", disse.

Já na cozinha e devidamente paramentados, os alunos aprenderam a comer melhor e o valor nutricional do alimento. Eles fizeram salada de frutas no palito, salada de verduras e legumes, sanduíches com carinhas de bichinhos e sucos variados. Além de terem adquirido informações sobre como fazer uma alimentação saudável os alunos também aprenderam a aproveitar totalmente o alimento: eles comeram um picadinho da carne com casca de melancia e acharam delicioso.

Para o aluno Gabriel Silva, do 1º ano da E.M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro a experiência de fazer o próprio sanduíche foi sensacional: “Estou adorando tudo isso. Quero fazer em casa”, disse.  Já a aluna Beatriz dos Santos, do Pré II da E.M. Menino Jesus disse: “Estou gostando muito de brincar de comidinha de verdade; eu nunca havia brincado assim”.

Além de fazer e degustar as comidas os alunos participaram também de uma brincadeira: com os olhos vendados eles tinham que descobrir apalpando e cheirando, que fruta eles tinham nas mãos. A graviola foi a fruta escolhida.

 

Para a nutricionista da SEMED, Sheila Cunha, o evento foi ótimo porque a maioria das crianças não conhecia a origem do alimento. “A partir de agora elas vão se lembrar de como é produzido o alimento que elas comem. Além  do mais, elas tiveram a oportunidade de aprender formar diferentes de preparar a comida: eles estão comendo repolho, alface beterraba e ovo, mas de uma forma divertida, então o nosso objetivo foi alcançado”, disse.