400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos criam pratos naturalistas em curso realizado no Horto Escola Artesanal

Por Mônica Marins em 15/08/2013
Imagem da Notícia: Em pouco mais de duas horas os vinte alunos do Curso de Comida Naturalista aprenderam a fazer sete pratos diferentes. O curso foi realizado na manhã desta quinta-feira (15), no Horto Escola Artesanal e atraiu pessoas interessadas em uma alimentação vegetariana. A culinarista Verônica Miranda explicou que a base da culinária naturalista prioriza os alimentos organicamente produzidos e sem aromatizantes.

Em pouco mais de duas horas os vinte alunos do Curso de Comida Naturalista aprenderam a fazer sete pratos diferentes. O curso foi realizado na manhã desta quinta-feira (15), no Horto Escola Artesanal e atraiu pessoas interessadas em uma alimentação vegetariana. A culinarista Verônica Miranda explicou que a base da culinária naturalista prioriza os alimentos organicamente produzidos e sem aromatizantes.

De acordo com Verônica, a alimentação isenta de gorduras, óleo, leite, carnes e ovos, garante uma vida mais saudável e ainda é econômica. Ela explica: “O gasto de detergente diminui muito porque a louça não fica engordurada e as despesas com médicos e remédios são praticamente eliminadas”. A culinarista afirma que já criou cerca de 70 pratos naturais, entre eles pizzas, pães, yogurtes e requeijão. Entre os pratos gourmet ela cita o arroz de forno com creme de castanha e a banana assada.

Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade aprender na prática um cardápio bem variado: eles fizeram chuchu recheado, bananas assadas, macarrão integral com molho de tomate, leite de côco, arroz integral sem óleo e suco de uva caseiro. Todos os pratos foram feitos sem aditivos químicos.  Para a dona Dulcinéa Paranhos de Almeida, o curso foi um espetáculo, porque ela aprendeu que é possível cozinhar sem gordura. Ela que já é aluna de outros cursos do Horto Escola Artesanal, garantiu que a partir de agora vai adotar uma dieta mais saudável.

O seu Evandro Souza fez o curso pela primeira vez e o definiu como “maravilhoso”. Ele explica por que: “Eu já vinha com vontade de mudar a minha alimentação, mas agora eu poderei fazer isto com orientação profissional. A comida é muito gostosa e não deixa nada a desejar”, disse seu Evandro.

A culinarista Verônica disse que a turma assimilou muito bem a proposta do curso. Ela informou que além de ensinar a criar pratos saudáveis ela explica que através da culinária naturalista as pessoas podem tratar doenças como: diabetes, colesterol ruim, hipertensão, insônia, obesidade e stress.  

Há cinco anos Verônica trabalha criando pratos naturais e ensinando como fazê-los. O trabalho é feito em parceria com um terapeuta que cuida da parte clínica do paciente com medicamento fitoterápico. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Culinária Naturalista pode fazê-lo através do endereço: facebook.com/culinária. naturalista