400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos da Rede Municipal de Ensino concluem PROERD

Por em 10/06/2014
Imagem da Notícia: O 25º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Educação formou nesta terça-feira (10), 340 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). No município aldeense o Programa é coordenado pela professora Kátia Moreno – Coordenadora do 1º Segmento Ensino Fundamental da Secretaria de Educação (SEMED).


O 25º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Educação formou nesta terça-feira (10), 349 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).  No município aldeense o Programa é coordenado pela professora Kátia Moreno – Coordenadora do 1º Segmento Ensino Fundamental da Secretaria de Educação (SEMED).

 Segundo Kátia, no total, 515 alunos do 1º e do 5º anos concluíram o curso, mas os que participaram da solenidade foram 349 de seis unidades escolares: E.Mz. José Guimarães, E.M. José Teixeira Paulo, E.M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta, E.M. Flonete Alexandrino da Silva, E.M. Antônio Vaz da Silva e E.M. Dulce Jotta de Souza.

O PROERD é desenvolvido nas Escolas por policiais militares treinados e preparados para trabalhar o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após 17 encontros as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se longe das drogas. O sargento da Polícia Militar Robson Pires, foi instrutor dos alunos de São Pedro da Aldeia.

Todos os alunos que participam do PROERD recebem medalhas e o aluno cuja redação se destacar recebe troféu. A aluna Lívia Costa Oliveira, do 5º ano, da E.M. Dulce Jotta de Souza escreveu a melhor redação, segundo avaliação dos coordenadores do PROERD. Além de ser premiada, Lívia também teve a oportunidade de ler a redação composta por ela e recebeu muitos aplausos.

Em um clima de alegria, os formandos do PROERD fizeram questão de aplaudir diversas vezes o sargento Pires. Ele também homenageado pelos estudantes: as alunas Lívia Costa Oliveira e Mayara Santana, da E.M. Dulce Jotta de Souza e a aluna Brenda dos Santos, da E.M. Flonete Alexandrino da Silva prestaram uma homenagem ao sargento, em nome de todos os colegas. A secretaria de Educação também homenageou o sargento.

O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública Edmilson Bittencourt representou o prefeito Claudio Chumbinho no evento. Ele parabenizou os alunos e disse que “muitos de nós não tivemos essa oportunidade que vocês estão tendo”. E falou aos pais: “Não podemos ficar na cobrança da escola, temos que dar exemplo com amor e mostrar a importância do combate às drogas, que infelizmente arrasa com a vida de muita criança no Brasil”. O secretário encerrou: “Que cada semente seja levada para amigos e colegas e que levemos para o resto das nossas vidas essa experiência vivida aqui”, disse.

O secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, falou que se os estudantes aprenderam a lição do PROERD eles serão “seres humanos completos, inteiros na vida” e recomendou que eles não se afastassem do amor da família. Ao finalizar Evaldo Bittencourt deixou uma mensagem para os alunos: “Vocês representam uma São Pedro da Aldeia melhor e um Brasil melhor. Que essas sementes possam virar grandes árvores para que vocês sejam muito felizes daqui para frente. Parabéns por estarem se formando nessa manhã”, disse.

O Capitão Luiz Fernando Pereira comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar e representante do comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ruy França expressou a sua felicidade “por estar participando desta cerimônia linda e acompanhando vocês nessa etapa da vida”. O capitão explicou aos alunos que “o caminho das drogas é sem volta” e pediu que eles ficassem “fora dessa”. O policial disse estar emocionado com o carinho que os alunos demonstram à Polícia Militar e completou: “Estamos nas ruas para garantir os direitos de vocês”.

O sargento Robson iniciou agradecendo a Deus pela oportunidade de desenvolver um trabalho “tão importante para a sociedade” e pediu aos alunos que dessem continuidade “à mensagem da sala de aula”. Ele falou: “Nós não precisamos das drogas. Guardem isso no coração de vocês”.

No final da solenidade os alunos fizeram o compromisso de se manter longe das drogas e da violência e cantaram a música tema do PROERD.