400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Professores de São Pedro da Aldeia fazem curso de capacitação em Meio Ambiente

Por Monica Marins em 04/06/2014
Imagem da Notícia: Como parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, a secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos (SALPS), em parceria com a secretaria de Educação (SEMED) realizou nesta terça-feira (03) um Curso de Capacitação em Meio Ambiente para professores da Rede Municipal de Ensino.


Como parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, a secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos (SALPS), em parceria com a secretaria de Educação (SEMED) realizou nesta terça-feira (03) um Curso de Capacitação em Meio Ambiente para professores da Rede Municipal de Ensino.

O evento ocorreu de manhã e à tarde, no Horto Escola Artesanal, com a proposta de oferecer aos educadores da rede pública os elementos necessários para desenvolverem suas atividades de maneira interativa e participativa, explorando o conhecimento adquirido sobre a realidade do universo ambiental do município.

O secretário de Educação, professor Evaldo Bittencourt deu início aos trabalhos fazendo uma reflexão sobre a responsabilidade que o educador tem de despertar no aluno a consciência e a sensibilidade, além da cognição, a fim de que ele compreenda a importância de se preservar o meio ambiente com atitudes práticas, como por exemplo, não jogar o papel no chão. “Eu não consigo amar o planeta, se primeiro eu não me amar. Cognição e paixão pela vida são imprescindíveis para que o nosso planeta seja melhor”, disse Evaldo Bittencourt.

A professora e geóloga Ana Maria Batista, responsável pela ministração do curso “Conhecendo a Mata Atlântica Aldeense”, disse que os educadores são os elos de ligação entre o aluno e a população.  “Queremos dar a vocês mais elementos, para que junto com o conhecimento adquirido vocês possam ter argumentos para o público de vocês”. Disse Ana Maria.

Além desse curso, os professores também puderam assistir a uma palestra com o tema: “O que é a Mata Atlântica?” com os biólogos analistas ambientais Roberto Noronha e Diana Custódio.

De acordo com a secretária do Ambiente, Adriana Saad, produzir conscientização ambiental através do conhecimento, conduz a transformação da sociedade, levando-a a atitudes compatíveis com o exercício da cidadania e da sustentabilidade.