Alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia se formam no PROERD

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o 25º Batalhão de Polícia Militar realizaram nesta quinta-feira (06) a formatura de 591 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense. Estiveram presentes compondo a mesa o vice-prefeito, Mauro Lobo, o secretário de Educação, Walzi Sampaio, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, o capitão Gustavo Lopes, o segundo sargento, Robson Pires, a vereadora, Cláudia Gregório e a diretora das Proteções Básica e Especial da Assistência Social, Luciana de Oliveira, que também participaram da entrega dos certificados e medalhas aos representantes de cada escola.

O vice-prefeito do município de São Pedro da Aldeia, Mauro Lobo, fala sobre a iniciativa do Programa. “O PROERD é um programa muito bem elaborado pela Polícia Militar, que previne as crianças a se envolverem com as drogas, que considero o mal do século, pois ela acaba com cidadão. O Programa é muito importante para esclarecimento aos jovens e às famílias. É uma iniciativa muito importante da PM. Esse trabalhado é louvável e tem que ser continuado”, afirmou.

Participaram da formatura do PROERD os alunos do 5º Ano das escolas municipais Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro; Antônio Vaz, no Recanto do Sol; Carlota Rocha da Costa, na Ponta do Ambrósio; Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; Jardim Primavera, no bairro do mesmo nome; José Guimarães, no Porto da Aldeia; Maria Celeste de Campos, no Baixo Grande; Rubem Arruda Câmara, no Morro dos Milagres; Vidal de Negreiros, no Alecrim e Vinhateiro, no bairro Vinhateiro. Os instrutores da edição 2017 do PROERD no município foram o subtenente Ubaldo Nunes, a cabo Evelyn Raibolt e a cabo Patrícia Paixão.

De acordo com o secretário de Educação, Walzi Sampaio, o PROERD é um projeto a produzir excelência moral no âmbito das escolas aplicadas. “Trata-se da abertura de um mundo novo possível, da constituição de vínculos de ação e lealdade que se sobreponham, naturalmente, aos de contextos menos favoráveis ao desenvolvimento dos nossos jovens. É um exemplo a ser seguido e uma inspiração a ser amplificada através da expansão de seu alcance”, afirmou.

Cada unidade escolar contou com alunos destaques e as três melhores redações, escolhidas pelos instrutores, foram assinadas pelos alunos Safira de Oliveira, da turma 501 da Escola Municipal Maria Celeste de Campos, Rafael Cardoso, da turma 500 da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara e Iane de Oliveira, da turma 503 da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos. Ao fim da premiação dos textos, todos os alunos fizeram um juramento e assistiram uma homenagem da Secretaria de Educação aos instrutores da Polícia Militar que estiveram nas escolas participantes. Logo após a formatura, todos cantaram e dançaram a canção oficial do Programa.

O PROERD é desenvolvido nas escolas por policiais militares treinados e preparados para trabalhar o lúdico. Por meio de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após 17 encontros, as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião em que prestam o compromisso de se manterem longe das drogas.