400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos da rede municipal irão participar do projeto “Policial Militar Cidadão"

Por Marianne Rodrigues em 05/07/2017
Imagem da Notícia: Em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) vai implantar o projeto Policial Militar Cidadão, na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, localizada no bairro Fluminense. Durante três meses, 30 alunos da unidade escolar participarão do curso na sede do 25º BPM.

       Em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) vai implantar o projeto Policial Militar Cidadão, na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, localizada no bairro Fluminense. Durante três meses, 30 alunos da unidade escolar participarão do curso na sede do 25º BPM.


           

        Foi realizada uma reunião, no Comando do 25° Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de lançar as bases e iniciar os trabalhos do projeto. Promovida pelo Comandante Coronel Henrique de Oliveira, apresentando os gestores do projeto, o Subtenente Sandro Nunes e o Policial Militar Gerson, estiveram presentes o Secretário de Educação prof. Walzi Sampaio, a coordenadora de Saúde Preventiva, Maria Regina da Silveira, a vereadora Beatriz Leite e a mãe de aluno da rede municipal, Sra. Michele Batista.



O secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, fala sobre a iniciativa. Em nosso entendimento, é oportuna para a época a estratégia de ressaltar valores de ordem moral em um procedimento pedagógico de destaque. A pedagogia tem muitas casas: a casa da educação militar adota com grande ênfase esta estratégia, traduzida pelo exercício constante de uma disciplina criativa e pela ideia, a considerar, de que não há direitos sem deveres em contraparte. A participação de alunos de nossa rede municipal neste procedimento pedagógico de destaque é uma tentativa de relevo em prol de unir os melhores lados de ambos os sistemas de ensino”, afirmou.


  O projeto tem como finalidade promover a educação cidadã para os alunos da rede municipal de ensino, com idade de 12 a 16 anos. O objetivo da proposta pedagógica é capacitar o aluno à absorção de conteúdos qualitativos. A iniciativa visa ainda os pré-requisitos essenciais ao prosseguimento dos estudos, com base no domínio da leitura, escrita e das diversas linguagens, permitindo a análise, sintetização e interpretação de dados, fatos e cálculos, de forma a valorizar o desenvolvimento pessoal. 



A grade curricular é composta por cursos de ética e cidadania; educação, moral e civismo; educação física; educação e segurança no trânsito; primeiros socorros; ordem unidade; supervisão e coordenação pedagógica, além da prevenção ao uso de drogas. O corpo docente será formado por policiais militares com formação superior em licenciatura e com curso de capacitação e extensão voltado para a grade curricular do projeto.


            O projeto Policial Militar Cidadão terá início no mês de agosto, com 15 alunos, no período da manhã e 15 no turno da tarde. Com carga horária de 60 horas, as atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 09h às 11h e das 14h às 16h, voltado para alunos do 6° ao 9° ano.


           

       De acordo com o Subtenente do 25° BPM, Sandro Nunes, ?o projeto é pioneiro no estado do Rio de Janeiro. “Com a pronta parceria da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, vamos iniciar esse projeto no Batalhão. Estamos com uma sala de multimídia, sala para receber os alunos e uma quadra poliesportiva. A ação iniciará em agosto, com duração de três meses e ?buscaremos a ajuda dos pais dos alunos, que é muito importante nesse processo. O nosso corpo de professores são Policiais Militares, todos formados e com graduação superior em licenciatura”, disse.