400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos da Rede Municipal participam de pesquisa sobre a influência do peso da mochila

Por Mônica Marins em 21/03/2014
Imagem da Notícia: Alunos da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade participam de uma pesquisa sobre a influência da mochila e do mobiliário escolar, no desvio postural em estudantes. A pesquisa é coordenada pelos professores Rafael Barreto e Gabriela Avolio do curso de fisioterapia, da Faculdade Estácio de Sá.

Alunos da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade participam de uma pesquisa sobre a influência da mochila e do mobiliário escolar, no desvio postural em estudantes. A pesquisa é coordenada pelos professores Rafael Barreto e Gabriela Avolio do curso de fisioterapia, da Faculdade Estácio de Sá. 

O trabalho teve início na segunda-feira (17) e prosseguirá até o final do mês. Estão sendo avaliados os alunos do 6º ao 9º ano, do 2º Segmento do Ensino Fundamental.  Segundo Rafael Barreto, estagiários do curso de fisioterapia medem a altura do aluno e verificam o peso dele e da mochila. Em seguida o aluno preenche um questionário sobre possíveis dores no corpo. Ele explica que a avaliação é preventiva e que for diagnosticado algum problema a criança será encaminhada para o posto de saúde do bairro.



Os principais objetivos da pesquisa são: descobrir que fatores podem influenciar a postura utilizada por alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, para sentar e transportar o material escolar e conhecer as motivações dos alunos na escolha de hábitos posturais demonstrados no ambiente escolar.

  • Lilian Souza
  • Lilian Souza