400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos de escolas municipais aldeenses utilizam objetos reciclados em desfile de moda

Por Viviane Teixeira em 30/09/2015
Imagem da Notícia: Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 30 de setembro, no Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia, a grande final do Projeto Recicla Moda que envolveu 11 escolas municipais do 2º Segmento da educação aldeense em um desfile especial que teve como tema os biomas locais e a questão ambiental. O evento se destacou pela criatividade, desenvoltura e atitude dos alunos que, utilizando apenas materiais descartados, criaram roupas e acessórios em um belo exemplo de reaproveitamento e sustentabilidade. A grande vencedora do projeto foi a Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, seguida pelo NESPE e, em terceiro lugar, a Escola Municipal Vidal de Negreiros.


 

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 30 de setembro, no Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia, a grande final do Projeto Recicla Moda que envolveu 11 escolas municipais do 2º Segmento da educação aldeense em um desfile especial que teve como tema os biomas locais e a questão ambiental. O evento se destacou pela criatividade, desenvoltura e atitude dos alunos que, utilizando apenas materiais descartados, criaram roupas e acessórios em um belo exemplo de reaproveitamento e sustentabilidade. A grande vencedora do projeto foi a Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, seguida pelo NESPE e, em terceiro lugar, a Escola Municipal Vidal de Negreiros.



Sobre o projeto o diretor do Horto Escola Artesanal, Jomar Jotta, destacou:


“Quero parabenizar a todas as escolas pela participação e pelo desfile. Também quero dizer que o reaproveitamento é muito importante, principalmente em épocas de crise, mas, o que é ainda mais importante, é a conscientização que cada um de nós deve ter. A palavra sustentabilidade é muito mais ampla e tem que estar viva dentro de cada um porque precisamos pensar no planeta e nas gerações futuras que virão”, disse.




Participaram do projeto a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, a Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, a Escola Municipal Vidal de Negreiros, Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, Escola Municipal Professora Maria da Glória dos Santos Motta, o Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade – NESPE, a Escola Municipal Antonio Vaz da Silva, Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, Escola Municipal Professora Mirian Alves de Macedo, Escola Municipalizada Capitão Costa e Escola Municipal Vinhateiro.





Alunos e professores utilizaram materiais como jornais, revistas, copinhos plásticos, garrafas e tampinhas de pet, lacres de latinhas, encartes de mercado, rótulos de refrigerantes, restos de guarda-chuva, escamas de peixe, e muitos outros materiais para confeccionar as roupas dos casais que desfilaram para o júri formado pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda Dimas Tadeu Dias, pelas representantes da Secretaria Municipal do Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Carolina Dominschek e Rita de Cássia, também responsável pelo projeto EcoAmpla, e pela artesão Eliana Ferreira. As torcidas das escolas também contaram pontos ao final. Os melhores colocados receberam brindes.