400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos de São Pedro da Aldeia fazem a Provinha Brasil

Por Mônica Marins em 14/08/2013
Imagem da Notícia: Alunos de 27 Unidades Escolares da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia fizeram, nesta quarta-feira (14), a Provinha Brasil. De acordo com a Coordenadora do 1º ao 5º ano, Kátia Santana, esta é a primeira vez que os alunos fazem esta avaliação. No total, 1127 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram as provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Kátia Santana afirmou que os testes foram aplicados com êxito, nos turnos da manhã e tarde.

Alunos de 27 Unidades Escolares da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia fizeram, nesta quarta-feira (14), a Provinha Brasil. De acordo com a Coordenadora do 1º ao 5º ano, Kátia Santana, esta é a primeira vez que os alunos fazem esta avaliação. No total, 1127 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram as provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Kátia Santana afirmou que os testes foram aplicados com êxito, nos turnos da manhã e tarde.

Informações apuradas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) dão conta de que a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação.

A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.