400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos de São Pedro da Aldeia participam de programa de conscientização no trânsito

Por Mônica em 16/10/2013
Imagem da Notícia: Estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia participaram na última sexta-feira (11) de uma ação de conscientização no trânsito realizada pela CCR ViaLagos. O evento foi uma ação do Programa Estrada para a Cidadania e aconteceu em um estacionamento próximo à praça de pedágio da ViaLagos, com distribuição de cartões-semente e cartilhas escritas por estudantes.

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia participaram na última sexta-feira (11) de uma ação de conscientização no trânsito realizada pela CCR ViaLagos. O evento foi uma ação do Programa Estrada para a Cidadania e aconteceu em um estacionamento próximo à praça de pedágio da ViaLagos, com distribuição de cartões-semente e cartilhas escritas por estudantes.


 Durante toda a tarde foi realizada uma blitz educativa com alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais de São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e Cabo Frio. O objetivo é envolver as crianças na conscientização direta de motoristas que passam pela ViaLagos, além de proporcionar uma vivência real de cidadania fora da sala de aula.


Cinco alunos do 4º ano, da E.M. Rubem Arruda Câmara, acompanhados da Professora Gelvânia Golveia entregaram aos usuários da rodovia cartões-semente para plantio, com a intenção de sensibilizar as pessoas sobre a responsabilidade de se preservar a vida e a natureza. Os alunos também distribuíram cartinhas escritas de próprio punho, além de saquinhos-lixeiras contendo folhetos educativos. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual – BPRV.  Uma equipe de resgate médico da CCR ViaLagos realizou a verificação da pressão arterial dos usuários no local.

O Estrada para a Cidadania é um dos maiores investimentos sociais do Grupo CCR e contribui efetivamente para a redução de acidentes e vítimas de trânsito, por meio de orientação para a formação de pedestres e motoristas mais conscientes. Por meio da parceria da CCR ViaLagos com as Secretarias de Educação de São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, o Programa adiciona à grade curricular do ensino fundamental a disciplina Educação para o Trânsito para alunos do 4ª ano e Meio Ambiente para estudantes do 5º ano. Em 2013, Estrada para a Cidadania contempla 16 mil estudantes e 850 professores de escolas municipais desses seis municípios.