Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

Trabalho e desenvolvimento

Alunos de São Pedro da Aldeia participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas

Por Marianne Rodrigues em 15/05/2018
Imagem da Notícia: Em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o 25° Batalhão de Polícia Militar leva às salas de aula de escolas aldeenses o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Neste semestre, 13 escolas da rede municipal de ensino são beneficiadas com o programa, que visa orientar os alunos sobre os malefícios causados pelas drogas e como evitá-las. Cerca de 900 alunos participam da ação, que é voltada para alunos do 5° ano. A coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Regina Silveira, visitou, nesta terça-feira (15), algumas unidades participantes do projeto.

Em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o 25° Batalhão de Polícia Militar leva às salas de aula de escolas aldeenses o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Neste semestre, 13 escolas da rede municipal de ensino são beneficiadas com o programa, que visa orientar os alunos sobre os malefícios causados pelas drogas e como evitá-las. Cerca de 900 alunos participam da ação, que é voltada para alunos do 5° ano. A coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Regina Silveira, visitou, nesta terça-feira (15), algumas unidades participantes do projeto.



De acordo com a policial e instrutora do programa, Evelyn Bastos, o PROERD tem como objetivo manter as crianças longe das drogas e da violência, alémde conscientizá-los a respeito de decisões diante de situações difíceis. “Esperamos que eles melhorem o comportamento, que não pratiquem bullying com os amigos, que tenham um bom relacionamento com os colegas e os professores. Desejamos que tenham um futuro melhor, longe das drogas e da violência”, declarou.


 

Fazem parte do PROERD a E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, no bairro Estação, E. M. Flonete Alexandrino da Silva, no Poço Fundo, E. Mz. Pequiá, na Rua do Fogo, E. Mz. Paineira, no Balneário, E. M. Manoel Moraes da Silva, no Campo Redondo, E. M. Profª Maria Celeste Campos, no Baixo Grande, E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia, E. M. Carlota Rocha da Silva, na Ponta do Ambrósio, E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro, na E. M. Jardim Primavera, em bairro do mesmo nome, na E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João, na E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol, e E. M. Rubem Arruda Câmara, no Morro dos Milagres. A formatura está prevista para o dia 26 de junho.


 

A professora do 5° ano da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, Michele da Silva, falou sobre a iniciativa. “O programa é importantíssimo aqui na nossa comunidade. Queria que todos pudessem compreender a extensão da importância de não entrarem nessa vida das drogas e da violência, e a escola dando o primeiro passo já é um caminho muito bom. Já podemos ver a mudança em alguns alunos após as aulas”, afirmou.  


 

PROERD consiste em uma ação conjunta entre as escolas, as famílias e a Polícia Militar no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.