Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Alunos do Retiro realizam segunda prova da Olimpíada Brasileira de Cartografia

Por Marianne Rodrigues em 06/06/2019
Imagem da Notícia: Os alunos da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, representantes do município de São Pedro da Aldeia na III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), realizaram a prova da segunda fase da competição.

Os alunos da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, representantes do município de São Pedro da Aldeia na III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), realizaram a prova da segunda fase da competição.

 


O professor de Geografia, Ubirajara Ramos, explicou a etapa. “A prova abordou a questão da representação, coordenação geográfica, planimetria, fenômenos apresentados à posição geografia, níveis de leitura e interpretação de linguagem gráfica, tudo que pode ser usado na parte da cartografia. Se conseguirmos passar dessa fase, iremos para as etapa práticas”, explicou.


Participam da OBRAC os estudantes do 9º ano Geovanna de Souza, Laís Cardoso, Ana Lívia Fernandes e Ítalo Victor Silva, acompanhados do professor de Geografia, Ubirajara Ramos.


 A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes pública e privada. A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço, além de ser uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.