400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Ambulâncias doadas pelo Governo do Estado já atuam na Saúde

Por Raíra Morena em 26/09/2013
Imagem da Notícia: O município de São Pedro da Aldeia já conta com três novas ambulâncias para melhor atendimento à população. A doação dos veículos foi feita pelo Governo do Estado e entregues ao Prefeito Cláudio Chumbinho em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. São Pedro da Aldeia foi um dos 82 municípios fluminenses contemplados com ambulâncias, a partir de indicação de emendas parlamentares solicitadas pelo Prefeito aos deputados estaduais Paulo Melo, André Correa e Jânio Mendes. As três ambulâncias recebidas, duas básicas e uma de resgate, já estão à disposição da população no Pronto-Socorro Municipal, no bairro Morro dos Milagres.

 

O município de São Pedro da Aldeia já conta com três novas ambulâncias para melhor atendimento à população. A doação dos veículos foi feita pelo Governo do Estado e entregues ao Prefeito Cláudio Chumbinho em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. São Pedro da Aldeia foi um dos 82 municípios fluminenses contemplados com ambulâncias, a partir de indicação de emendas parlamentares solicitadas pelo Prefeito aos deputados estaduais Paulo Melo, André Correa e Jânio Mendes. As três ambulâncias recebidas, duas básicas e uma de resgate, já estão à disposição da população no Pronto-Socorro Municipal, no bairro Morro dos Milagres.

O Prefeito Cláudio Chumbinho comemorou as novas conquistas para a Saúde aldeense. “Agradeço mais uma vez ao Governo do Estado pela parceria e aos Deputados por atenderem as minhas solicitações no envio de emendas para São Pedro da Aldeia, principalmente quando a área beneficiada é a saúde. Essas ambulâncias serão utilizadas no transporte de pacientes graves, que a partir de agora serão removidos com segurança, conforto e qualidade técnica”, disse.

Com a aquisição das ambulâncias, pacientes em estado de saúde de emergência, urgência e os que exigem cuidados especiais poderão ser transportados com segurança para os hospitais, onde receberão o tratamento mais adequado.

De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Matalobos, a intenção é criar uma sede específica para a ambulância do tipo resgate. “Nós estamos em fase de estudos do orçamento para verificar a possibilidade de criar uma sede para essa viatura, que terá uma configuração diferenciada, com equipamentos específicos de imobilização e salvamento, entre outros. Por enquanto, o Pronto-Socorro será a central dessa ambulância, junto com as outras recebidas”, disse.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 14 milhões na compra de 153 veículos, que foram distribuídos pelo Governo do Estado de acordo com a densidade populacional dos municípios fluminenses. No caso de São Pedro da Aldeia, dentro do critério de municípios com até 115 mil habitantes, a contemplação foi de três ambulâncias.

As ambulâncias recebidas são da cor verde, inspiradas pelo modelo de resgate da Alemanha. Os veículos são equipados sirene eletrônica, maca retrátil construída em alumínio com colchonete estofado, banco baú para acompanhantes, armário, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, oxigenação composto de régua tripla, mangueira de oxigenação, fluxômetro, umidificador, aspirador tipo Venturi, suporte de soro e sangue, ar condicionado nos dois compartimentos e demais itens de segurança exigidos pelo Código Nacional de Trânsito Brasileiro. As ambulâncias são adaptáveis e tem capacidade para serem equipadas como unidade móvel de terapia intensiva (UTI).

Tópicos: Pronto-Socorro , Governo do Estado , Ambulâncias , UTI Móvel