400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Aniversário da Casa de Cultura reúne convidados em São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 15/05/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, abriu oficialmente a exposição fotográfica coletiva “São Pedro da Aldeia... Fonte de Belezas que Encantam”, em celebração ao 15º aniversário da Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Parte da programação comemorativa dos 397 anos da cidade, a exposição coletiva busca retratar o patrimônio histórico, as belezas naturais, atividades econômicas, atividades culturais, população e religiosidade característicos da cidade e conta com cerca de 50 fotos. Estiveram presentes o Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Edmilson Bittencourt, a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Coelho, o secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, o secretário de Fazenda, Marco Antônio Rodrigues, a controladora geral, Luciana Leite, e demais autoridades. A exibição ficará aberta para visitação até 08 de junho, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábados e domingos, das 18h às 21h. A Casa de Cultura fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, abriu oficialmente a exposição fotográfica coletiva “São Pedro da Aldeia... Fonte de Belezas que Encantam”, em celebração ao 15º aniversário da Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Parte da programação comemorativa dos 397 anos da cidade, a exposição coletiva busca retratar o patrimônio histórico, as belezas naturais, atividades econômicas, atividades culturais, população e religiosidade característicos da cidade e conta com cerca de 50 fotos. 



Estiveram presentes o Prefeito Cláudio Chumbinho, a primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Edmilson Bittencourt, a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Coelho, o secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, o secretário de Fazenda, Marco Antônio Rodrigues, a controladora geral, Luciana Leite, e demais autoridades. A exibição ficará aberta para visitação até 08 de junho, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábados e domingos, das 18h às 21h. A Casa de Cultura fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.



Presente na comemoração, o Prefeito Cláudio Chumbinho fez um pedido à população de São Pedro da Aldeia. “Administrar uma cidade com 94 mil habitantes e com poucos recursos é um desafio muito grande, mas a gente tem conseguido grandes conquistas. Estamos hoje comemorando o aniversário de 15 da Casa de Cultura e é um desejo de nosso governo investir bastante no social, na cultura e na educação. Meu pedido hoje, nesse momento em que comemoramos também o aniversário da cidade, é o apoio de toda a população. Estou tendo a oportunidade de administrar uma cidade que amo de coração e, quero deixar bem claro, tenho trabalhado com muita responsabilidade e com muita dedicação, mas eu preciso muito do apoio de vocês”, declarou.



Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sandra Coelho mostrava grande contentamento com a solenidade. 



“Estou participando desse encontro festivo com o coração transbordando alegria e contentamento por estarmos comemorando os 15 anos da Casa de Cultura aldeense. Estou ainda mais feliz, porque inaugurei essa casa e sei que ela mudou a conduta aldeense, passando a ser um espaço para admirar a arte e a cultura. Agradeço ao apoio do Prefeito Cláudio Chumbinho, à nossa equipe de trabalho, aos expositores e a todos que estão fazendo parte dessa festa”, disse.



A comemoração dos 15 anos da Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos teve valsa simbólica e participação dos músicos Jorge Luperce e Jorge Villas. Diretor de cultura, Flávio Rangel presenteou a secretária Sandra Coelho com uma matéria de jornal da época em que a Casa de Cultura fora lançada. 



O Grupo de Poetas de São Pedro da Aldeia também marcou presença na solenidade, com apresentação da poetisa Ana Clara, de apenas 11 anos. 



Ao todo, 16 fotógrafos participam da exposição coletiva. Ana Paula Ribeiro, moradora de São Pedro da Aldeia e fotógrafa há cerca de 15 anos, tem quatro fotos expostas. “Eu me sinto muito honrada com essa oportunidade dada pela Prefeitura, porque escolhi São Pedro da Aldeia como minha cidade. Quando me convidaram para fazer parte dessa exposição comemorativa, procurei focar nos pontos principais da cidade, a pracinha, nossa lagoa, a pesca... Quero que as pessoas olhem para as minhas fotos e pensem em São Pedro da Aldeia”, disse.



Das 50 fotografias da exposição “São Pedro da Aldeia... Fonte de Belezas que Encantam”, 20 estarão à venda com o valor único de R$150 cada. O memorial “Aspectos da Evolução Urbana” também fez sucesso na comemoração. Dezesseis fotos de São Pedro da Aldeia, nas décadas de 30 a 60, estão expostas numa sala especial. 



O trabalho pertence ao acervo do historiador Geraldo Ferreira, com participação do pesquisador aldeense Davi Monteiro, e não está à venda.