Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Aprovados em Concurso Público para Defesa Civil participam de curso de formação

Por Gabrielly Costa em 26/01/2018
Imagem da Notícia: Cumprindo a terceira etapa prevista no Edital do Concurso Público promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, oito candidatos aprovados no teste de aptidão física deram início ao Curso de Formação de Agente de Defesa Civil. As aulas começaram no último dia 22 e seguem até 31 de janeiro, das 8h às 15h30, na sede da S.P. Matta Cursos, no bairro São Cristovão, no município de Cabo Frio.

Cumprindo a terceira etapa prevista no Edital do Concurso Público promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, oito candidatos aprovados no teste de aptidão física deram início ao Curso de Formação de Agente de Defesa Civil. As aulas começaram no último dia 22 e seguem até 31 de janeiro, das 8h às 15h30, na sede da S.P. Matta Cursos, no bairro São Cristovão, no município de Cabo Frio.



O coordenador da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, destaca que a convocação dos aprovados garante a continuidade e o fortalecimento da Divisão aldeense. “Gostaria de parabenizar e agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho por ter colocado esse cargo no último certame, efetivar agentes da Defesa Civil é motivo de comemoração. Na nossa região, só Araruama conta com agentes concursados, esse é um fato inédito em São Pedro da Aldeia. A partir da nomeação deles, o setor fará parte de fato do organograma da Prefeitura e dará continuidade às ações promovidas pela Divisão", declarou.



O conteúdo programático do curso engloba a história da Defesa Civil no Brasil e no mundo, o contexto geral de gestão de riscos, noções gerais para elaboração de Plano de Contingência, etapas para realizar simulados e planejamento da reconstrução, além dos aspectos jurídicos abordando a Lei 12.608/12 e Lei 12.340/10.



As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor Denis Veneno, que fala sobre o desempenho dos convocados. "São Pedro da Aldeia vai ganhar muito com a entrada desses profissionais. Todos estão muito empolgados, com vontade de entrar, fortalecer e contribuir para o trabalho que a Defesa Civil já vem desempenhando com sucesso. O curso de formação está sendo ministrado com base nos livros disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defeso Civil, em busca de um trabalho com o máximo de eficiência e produtividade possível", salientou. 



A capacitação também aborda noções básicas de legislação ambiental aplicada à proteção e Defesa Civil, aspectos administrativos e gestão de recursos federais, atuação federal e municipal em gestão de risco e noções básicas de meio ambiente e sustentabilidade, dentre outros.



Morador de São Pedro da Aldeia, Igor Correa é um dos candidatos aprovados nas etapas anteriores. “Com o curso, nós estamos vendo como a Defesa Civil age no município e o bem que podemos fazer para a comunidade. É gratificante estar aqui, esse é um cargo que trabalho muito para o benefício de São Pedro da Aldeia. Muita gente desconhece o trabalho que o setor realiza e essa formação nos ajuda a compreender o impacto que a Defesa Civil causa na comunidade quando ela é ativa e reconhecida dentro do município, além da responsabilidade e da importância do trabalho”, afirmou Igor.