Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Assistência Social inaugura nova sede do Programa Bolsa Família

Por Raíra Morena em 07/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugurou oficialmente a nova sede do Programa Bolsa Família. Participaram da cerimônia a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, o Subsecretário de Integração de Programas Sociais da Secretaria Estadual, Antônio Claret, o Superintendente Estadual de Gestão de Oportunidades, Luís Gustavo Martins, dentre outras autoridades municipais. O espaço é destinado ao atendimento às famílias beneficiárias ou que se encaixem no perfil do Bolsa Família, bem como de outros programas sociais que utilizam os dados do CADÚnico. A sede fica localizada à Rua Nilo Peçanha, n° 45, no Centro da cidade e tem capacidade para atender cerca de 30 pessoas por dia. O funcionamento é de segunda a quinta, das 8h30 às 17h. Em São Pedro da Aldeia, mais de 6.200 famílias recebem o benefício do Bolsa Família.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugurou oficialmente a nova sede do Programa Bolsa Família. Participaram da cerimônia a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, o Subsecretário de Integração de Programas Sociais da Secretaria Estadual, Antônio Claret, o Superintendente Estadual de Gestão de Oportunidades, Luís Gustavo Martins, dentre outras autoridades municipais. O espaço é destinado ao atendimento às famílias beneficiárias ou que se encaixem no perfil do Bolsa Família, bem como de outros programas sociais que utilizam os dados do CADÚnico. A sede fica localizada à Rua Nilo Peçanha, n° 45, no Centro da cidade e tem capacidade para atender cerca de 30 pessoas por dia. O funcionamento é de segunda a quinta, das 8h30 às 17h. Em São Pedro da Aldeia, mais de 6.200 famílias recebem o benefício do Bolsa Família.

Na ocasião, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, ressaltou a satisfação em inaugurar o novo espaço. “Agradeço a todos pela presença e a Deus, por mais esse projeto desenvolvido. A inauguração da casa do Bolsa Família é fruto de muito trabalho em equipe, na busca por um espaço para melhorar a qualidade do atendimento às famílias beneficiárias desse programa tão importante. O Bolsa Família é hoje o carro-chefe do combate a pobreza no Brasil. Um programa que promove o acesso a rede de serviços públicos, em especial a saúde, educação e demais possibilidades, porque também temos políticas sociais bem estruturadas que ampara e protegem os que precisam. Por isso tudo, quero dizer em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho, que nos sentimos muito felizes por estarmos participando dessas mudanças sociais em São Pedro da Aldeia. Precisamos cultivar, acima de tudo, o espírito de solidariedade humana e justiça, lutando por uma política de inclusão social e geração de renda”, destacou.

A estrutura física do imóvel é composta por sete cômodos internos, sendo uma sala para atendimento ao público, sala para atendimento social privativo, sala da coordenação, arquivo, operacional, banheiro e cozinha, além de uma área externa para reuniões e outra exclusiva para a recepção. A equipe fixa é composta por seis atendentes, entre entrevistadores e digitadores, dois assistentes sociais, arquivista, operacional, auxiliar administrativo e recepcionista.

Segundo o Subsecretário de Integração de Programas Sociais da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Antônio Claret, a implantação do espaço representa o compromisso do Poder Público municipal em promover o desenvolvimento social. “Para o Estado é uma grande alegria participar desse momento e ver como o município trata com seriedade o cuidado e o acolhimento às famílias beneficiárias não só do Bolsa Família, mas de outros programas sociais, como o Renda Melhor e o Renda Melhor Jovem. Essa estrutura dada para o funcionamento do cadastro do Bolsa Família, num lugar acessível e bem equipado, é um dos pontos que mostra como a gestão de São Pedro da Aldeia está comprometida, de fato, com a agenda de superação da pobreza e da rede de Assistência Social, com o cuidado em tratar de forma digna as famílias que hoje se encontram em situação de pobreza e de vulnerabilidade. Parabéns ao Prefeito Cláudio Chumbinho, à Secretaria Ester e à toda sua equipe por essa iniciativa”, disse.

Na sede, o atendimento é feito por ordem de chegada. Segundo a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Simone dos Santos, o cadastramento e atualização dos dados do CADÚnico continuarão sendo feitos em todos os CRAS. “O foco do nosso trabalho na sede é lançar todas as informações no sistema. O atendimento preferencial continua sendo nos CRAS, porque lá a família é acolhida e acompanhada, e onde é feito o preenchimento dos formulários do CADÚnico, que depois são repassados para nós aqui na sede”, informou.

Dentre os serviços oferecidos no local estão o atendimento às famílias com informações e inclusões no CADÚnico; acompanhamento às famílias beneficiárias do Bolsa Família, em descumprimento de condicionalidades; articulação com os CRAS para acompanhamento e inclusões de novas famílias; encaminhamento diversos para a rede de serviços ou programas e ações que utilizem os dados do CADÚnico; recadastramento, atualizações e atendimentos às demandas do Governo Federal referentes ao PBF; acompanhamento e informações sobre outros Programas de Transferência de Renda do Estado do RJ, como o Renda Melhor e o Renda Melhor Jovem e gestão de benefícios do Bolsa Família.

O superintendente de Gestão de Oportunidades da Subsecretaria de Integração de Programas Sociais, Luis Gustavo Martins, destacou a parceria de sucesso com o município aldeense. “Dentre tantas boas parcerias que temos entre o Governo do Estado e as prefeituras, uma das decretarias de Assistência Social que temos tido melhor acolhida e apoio tem sido a de São Pedro da Aldeia. Sabemos da importância dessa integração para viabilizar a gestão. Parabéns ao Prefeito Cláudio Chumbinho, às secretarias envolvidas e à à Secretária Ester. É sempre enriquecedor para nós quando temos a oportunidade de vivenciar, junto com os municípios, experiências exitosas como essa. Isso nos dá ânimo para retornarmos com energias renovadas”, disse.

Em São Pedro da Aldeia, mais de 13 mil famílias estão cadastradas no CADÚnico, podendo ser beneficiadas por diversos programas sociais do Governo Federal, além do Bolsa Família, tais como a Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada, Carteira do Idoso, Telefone Popular, Isenção de Taxa de Inscrição em Concurso Público Federal, dentre outros. Podem ser cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total. Mais informações sobre o primeiro cadastro, atualização e documentação necessária podem ser obtidas através do telefone 2627-7626 ou no CRAS mais próximo.  

Participaram da solenidade os secretários de Governo, Ordem Pública, Desenvolvimento Econômico e Esporte, Edmilson Bittencourt; Projetos, Cláudia Magalhães; Administração, Antônio Carlos Teixeira, além das subsecretárias de Saúde, Sônia Marques e Assistência Social, Olívia Sá, a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, o presidente do Conselho Tutelar, Luiz Medina, as coordenadoras do Programa Bolsa Família na área de Assistência Social, Simone dos Santos e Educação, Fernanda Veríssimo, dentre outros gestores e membros da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social do município.