Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Assistência Social aldeense participa de capacitação do Programa Bolsa Família

Por Raíra Morena em 03/09/2014
Imagem da Notícia: Cerca de 30 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia participaram da primeira etapa da capacitação em Gestão do Programa Bolsa Família nesta quarta-feira (03). Promovido pela Secretaria de Estado em parceria com a Prefeitura, o encontro abordou as ferramentas e procedimentos de cadastro do Sistema de Gestão do Bolsa Família, o SIGPBF, com o objetivo de aperfeiçoar e integrar a gestão de dados de todas as famílias aldeenses em situação de vulnerabilidade social. A capacitação continua nesta quinta-feira (04), a partir das 10h, na sede do Centro Vocacional Tecnológico aldeense, ao lado do Teatro.

Cerca de 30 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia participaram da primeira etapa da capacitação em Gestão do Programa Bolsa Família nesta quarta-feira (03). Promovido pela Secretaria de Estado em parceria com a Prefeitura, o encontro abordou as ferramentas e procedimentos de cadastro do Sistema de Gestão do Bolsa Família, o SIGPBF, com o objetivo de aperfeiçoar e integrar a gestão de dados de todas as famílias aldeenses em situação de vulnerabilidade social. A capacitação continua nesta quinta-feira (04), a partir das 10h, na sede do Centro Vocacional Tecnológico aldeense, ao lado do Teatro. 

Representando a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, a diretora financeira Solange Ribeiro esteve à frente da abertura do curso e ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “Eu tenho o prazer de estar abrindo esse evento em nome da nossa Secretária Ester Chumbinho. Gostaria de agradecer ao representante do Estado, o palestrante Jean, que prontamente aceitou o nosso convite para trazer conhecimento e qualificação ao nosso município, para que possamos avançar cada vez mais dentro do Programa Bolsa Família. Espero que todos aproveitem esse momento de aprendizado e que isso se transforme em resultado para o município, que é o que a gente mais deseja”, disse.

Na ocasião, o representante da Coordenação do Programa Bolsa Família no Governo do Estado, Jean Silveira, falou dos objetivos da capacitação. “O objetivo é promover o conhecimento, aprimorar a gestão municipal do Sistema de Gestão do Bolsa Família e fomentar a discussão das práticas da Assistência Social em relação às famílias que precisam de atendimento, ou seja, aquelas em situação de vulnerabilidade. Vamos tratar desde a parte do acesso ao SIGBPF até o Cadastro Único, tudo com base em dados atualizados da realidade do município. Ao final, todo o material apresentado será disponibilizado para toda a equipe municipal do Programa Bolsa Família e técnicos da Secretaria”, ressaltou.

A gestora do Programa Bolsa Família de São Pedro da Aldeia, Simone Silva, falou da importância do curso. “É crucial que os nossos profissionais estejam afinados com o Sistema do Programa, para que possamos atender o usurário da melhor maneira possível. Além de ensinar todo o procedimento de acesso ao Sistema, o curso também vai focar no acompanhamento familiar de baixa frequência escolar, em um trabalho intersetorial”, disse. Atualmente, cerca de 150 jovens, entre 6 a 17 anos, constam no registro de baixa frequência escolar no município.

Entre o público participante estiveram os seis coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social do município, técnicos, entrevistadores e agentes de cadastro do Bolsa Família da Secretaria. A capacitação continua nesta quinta-feira (05), a partir das 10h, com o tema “Capacitação de Acompanhamento de Condicionalidade da Saúde do Programa Bolsa Família”, voltado para profissionais da Assistência Social e Saúde.

Tópicos: Assistência Social , Programa Bolsa Família , CADÚnico