Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Assistência Social aldeense realiza abertura oficial do Outubro Rosa
RSS
Por Raíra Morena em 10/10/2014

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou, nesta sexta-feira (10), a abertura oficial do movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. O evento contou com a participação da primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, acompanhada dos demais secretários, servidores municipais e representantes da Associação das Amigas da Mama e grupo “Se Toca”. Em São Pedro da Aldeia, a culminância das ações pelo Outubro Rosa será no dia 29 de outubro, na Praça da Matriz, com a grande caminhada e o Fórum de Esclarecimento sobre a doença, em parceria com a Secretaria de Saúde. Para o movimento, os prédios públicos e principais pontos turísticos da cidade já receberam iluminação temática.



Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt, destacou a importância do empenho de toda a sociedade. “Em nome do Prefeito, gostaria de dizer que é uma satisfação imensa para nós estarmos participando dessa ação de motivação e alerta ao auto cuidado. É muito importante que cada um de nós, homens e mulheres, façamos a nossa parte, divulgando, encaminhando e mobilizando a população. Parabéns a todas as secretarias envolvidas nesse belo projeto. Que essa seja uma luta frequente de todos nós”, disse.



A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, agradeceu a presença de todos e ressaltou o engajamento de todos os servidores municipais e da sociedade civil. “Para nós é uma imensa alegria e uma satisfação muito grande estarmos envolvidos em uma causa tão nobre e voltada à prevenção da saúde da mulher aldeense. O câncer é uma luta constante e o município de São Pedro da Aldeia não poderia ficar de fora dessa programação. Agradeço a todos pela presença e pelo apoio a esse movimento. Em parceria com as unidades básicas de saúde, estamos mobilizando todos os CRAS e oferecendo à comunidade ações voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. No dia 29, teremos a nossa grande culminância”, finalizou.



Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assistência Social, através dos CRAS, já está realizando ações pelo movimento rosa.  Entre os serviços oferecidos estão palestras sobre a Saúde da Mulher, marcação de exame preventivo, requisição de mamografia, orientações sobre o autoexame das mamas, recadastramento do Cartão SUS, atendimentos sociais do CADÚnico, entre outras atividades. As próximas unidades a receberem a mobilização serão os CRAS da Rua do Fogo e Morro do Milagre, na próxima quarta-feira (15). Já no dia 29 de outubro, com o apoio do Movimento “Se Toca” e da Associação das Amigas da Mama, haverá a Grande Caminhada e o Fórum de Esclarecimento sobre o câncer de mama, reunindo as autoridades municipais e membros da sociedade civil engajados na causa.



Na ocasião, o Secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, reforçou a importância do trabalho intersetorial. “Quero parabenizar à Secretaria de Assistência Social pela iniciativa. O governo do Prefeito Cláudio Chumbinho é um governo que aposta na força do intersetor. A Secretaria de Educação se coloca à disposição nesse sentido, de forma que cada escola possa ser um espaço de conscientização. Inclusive, este ano, tivemos um avanço importante. Assinamos, com a Secretaria de Saúde, o Programa Saúde Na Escola, com ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Todos nós queremos um mundo melhor e um mundo melhor só é possível com educação, através da transformação, de uma nova mentalidade”, disse.



A Subsecretária de Assistência Social, Olívia Sá, lembrou da luta mundial pela prevenção do câncer de mama. “Essa é uma luta mundial que ultrapassa os muros da Assistência Social, mas o público que a nossa Secretaria atua diretamente são as famílias em situação de vulnerabilidade que, em sua maioria, têm menos acesso às informações. Por isso a importância desse trabalho da secretária Ester junto com toda a equipe, em estar desenvolvendo essa temática junto a essas pessoas. Que esse movimento rosa chegue em cada secretaria, em cada setor da sociedade, para toda a população”, disse.



Presidente regional e fundadora do grupo de apoio às pessoas com câncer de mama, o “Amigas da Mama”, Joelma Fidalgo parabenizou o governo municipal pelas ações em desenvolvimento no município.  “O Prefeito Cláudio Chumbinho e a secretária Ester realmente abraçaram a nossa causa. É muito bom ver esse movimento de ajuda ao próximo dentro do município. O Amigas da Mama tem uma diretoria maravilhosa em São Pedro da Aldeia e estaremos prontos para trabalhar em conjunto com a Prefeitura”, disse.



O evento aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e contou com a presença dos secretários de Educação, Evaldo Bittencourt; de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; da Subsecretária de Educação, Edlúcia Marques, da diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, do vereador Adalberto Amaral, coordenadores dos CRAS, equipe técnica da Secretaria, entre outros servidores municipais. Representando a Secretaria de Saúde, a coordenadora municipal do Programa de Saúde Bucal do município, Sônia Marques, também esteve presente. 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086