Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Assistência Social participa de encontro estadual sobre serviços de acolhimento

Por Gabrielly Costa em 30/03/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou nessa quarta-feira (30) do Encontro Estadual do Panorama dos Municípios sobre o Processo de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens até 21 anos. Participaram do encontro o coordenador da Casa de Acolhimento Municipal (CAM), Alessandro da Costa, a coordenadora do Abrigo Aldeia da Infância Feliz, Sandra Jardim, assistente social da Proteção Social Especial, Kezia Lino, e a assessora técnica da Gestão SUAS/Monitoramento, Luciana de Oliveira.



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou nessa quarta-feira (30) do Encontro Estadual do Panorama dos Municípios sobre o Processo de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens até 21 anos. Participaram do encontro o coordenador da Casa de Acolhimento Municipal (CAM), Alessandro da Costa, a coordenadora do Abrigo Aldeia da Infância Feliz, Sandra Jardim, assistente social da Proteção Social Especial, Kezia Lino, e a assessora técnica da Gestão SUAS/Monitoramento, Luciana de Oliveira.



Realizado no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, o evento buscou apresentar o panorama junto aos municípios que realizaram o Plano de Acolhimento, diante dos desafios da Proteção Social Especial. Na ocasião, foram realizados os painéis “O que é o reordenamento?” e “Panorama estadual do processo de reordenamento dos municípios e pactuações dos procedimentos no monitoramento dos serviços de acolhimento para crianças e jovens”, além de debate coletivo e da apresentação do filme “O Século Perdido” acerca da história do acolhimento da criança e do adolescente.


CASA DE ACOLHIMENTO MUNICIPAL – Localizado no bairro Balneário das Conchas, o equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos é um serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Destinado ao acolhimento temporário de jovens entre 12 e 18 anos incompletos sob medida de proteção e em situação de vulnerabilidade, vítimas de negligência, abandono, maus tratos, violência física ou abuso sexual, entre outros riscos, o equipamento visa favorecer o convívio familiar e comunitário por meio de atividades recreativas e socioeducativas. A Casa de Acolhimento tem toda a estrutura necessária para garantir aos adolescentes o cuidado até que seja possível o retorno à família de origem ou colocação em família substituta. Toda a equipe técnica da unidade passou por capacitação para o trabalho.