Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Assistência Social prepara programação especial pelo Dia Internacional da Mulher

Por Raíra Morena em 06/03/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março. A programação teve início na última sexta-feira (06), no CRAS Profª Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário das Conchas. O evento ofereceu palestra sobre prevenção do câncer de mama, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, apresentações musicais, distribuição de material informativo e café da tarde. A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, acompanhou as atividades. O evento contou ainda com a participação da presidente da Associação das Amigas da Mama, Joelma Fidalgo. A próxima unidade a receber a ação será o CRAS do bairro Rua do Fogo, nesta terça-feira (10), a partir das 9h.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março. A programação teve início na última sexta-feira (06), no CRAS Profª Carlota Pereira dos Santos, no bairro Balneário das Conchas. O evento ofereceu palestra sobre prevenção do câncer de mama, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, apresentações musicais, distribuição de material informativo e café da tarde. A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, acompanhou as atividades. O evento contou ainda com a participação da presidente da Associação das Amigas da Mama, Joelma Fidalgo. A próxima unidade a receber a ação será o CRAS do bairro Rua do Fogo, nesta terça-feira (10), a partir das 9h.

Prestigiando as atividades da tarde, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, destacou a ação. “Não poderíamos deixar passar em branco as comemorações pelo Dia da Mulher. Ano passado realizamos uma programação que foi um sucesso e esse ano não vai ser diferente. Vamos passar por todos os CRAS com diversas atividades voltadas para a mulher, incluindo cuidados com a beleza, saúde e muita informação. Durante todo o ano, temos um relacionamento especial com essas guerreiras e, nesse momento dedicado a nós, mulheres, existe uma interação maior. É o momento em que percorremos os bairros com profissionais para levar orientação e lazer”, disse.

Coordenadora da unidade, Damaris Martins destacou os objetivos da iniciativa. “Para essa ação especial nós buscamos trazer atividades para o empoderamento das mulheres, já que o nosso foco de trabalho é a proteção e a garantia de direitos. É muito importante que nós tenhamos esse momento do olhar próprio e do cuidado com a saúde. Muitas vezes a mulher adquire tantas responsabilidades, com a casa, filhos, trabalho, que acaba se esquecendo de olhar para si mesmo. A proposta é levantar essa reflexão sobre qualidade de vida das mulheres aldeenses”, destacou.

Na ocasião, a presidente da Associação das Amigas da Mama de São Pedro da Aldeia, Joelma Fidalgo, abordou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, do combate aos fatores de risco da doença e a importância da Lei Maria da Penha. Também participaram da roda de conversas as representantes do órgão aldeense Rose Terto, Nancy Barcelar e Lúcia Porto. O evento foi aberto com musicalização e apresentações artísticas sob o comando do professor Luiz Mello, o Luizinho, e do coral Esperança, formado pelo Grupo de Idosos da unidade. Ao final das atividades, as mulheres ganharam folhetos sobre o Câncer de Mama e a simbólica rosa alusiva ao movimento.

Há dois anos como diretora da Escola Municipal Manoel Martins, Regina Gastanes fez questão de participar da comemoração. “O CRAS do Balneário está dando um exemplo muito importante nessa caminhada de conscientização da comunidade. Tivemos uma tarde maravilhosa, de muita informação e sensibilização para as mulheres, dentro do tema da Mulher. Na verdade, o dia da mulher é todo dia, mas ações como essa servem como alerta. É um dia que se tira para a reflexão e para o incentivo às mulheres para que, no meio correria do dia a dia, possam estar se valorizando e se cuidando cada vez mais”, disse. 

Também prestigiou o evento a coordenadora do Abrigo Aldeia da Infância Feliz, Sandra Jardim.