400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Assistência Social promove ações pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Gabrielly Costa em 18/05/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início às atividades de conscientização acerca do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na última terça-feira (17), os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Morro do Milagre e Rua do Fogo realizaram rodas de conversa com os usuários para informar e orientar a população sobre o tema. A mobilização chegará à unidade Palmiro Gomes, no bairro Porto da Aldeia, na próxima segunda-feira (23).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início às atividades de conscientização acerca do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na última terça-feira (17), os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Morro do Milagre e Rua do Fogo realizaram rodas de conversa com os usuários para informar e orientar a população sobre o tema. A mobilização chegará à unidade Palmiro Gomes, no bairro Porto da Aldeia, na próxima segunda-feira (23).



Contando com a participação dos usuários, o CRAS Antônio Paulino de Souza, no Morro do Milagre, realizou uma roda de conversa sobre o combate à Exploração Sexual da Criança e Adolescente e ofereceu orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Participaram do evento os conselheiros tutelares Luiz Cláudio Medina e Adriana Amarante, e a secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Shirley Simões.



De acordo com a coordenadora da unidade, Damaris Martins, um segundo encontro foi realizado nesta quarta-feira (18) para discutir o assunto com os jovens que participam das oficinas do CRAS. “Tivemos uma roda de conversa muito bacana com nossos usuários sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nossa proposta foi sensibilizar a comunidade e orientá-los sobre o tema, como buscar ajuda e onde buscar ajuda. Sabemos que esse tipo de violência pode vir de pessoas próximas, então nosso trabalho é orientar os usuários para que escutem com atenção o que seus filhos têm a dizer”, declarou.



A mobilização também ocorreu no CRAS Gelson Pinheiro, localizado na Rua do Fogo. Na ocasião, uma roda de conversa e dinâmica foi realizada com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação contou com a participação da conselheira tutelar Walquiria Vieira.



Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.



Confira a programação das unidades do município:

 

- CRAS Porto da Aldeia (dia 23/06, às 9h)

Programação: Roda de conversa com o grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) sobre Violência e Exploração Sexual com adolescentes. 

 

- CRAS São João (dia 24/05, às 9h30)

Programação: Mobilização na Praça do São João com os pais e as crianças da brinquedoteca, com a equipe técnica do equipamento 

 

- CRAS Balneário (dia 24/05 às 9h)

Programação: Roda de Conversa com os adolescentes sobre o combate a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes  

 

- CRAS Alecrim (dia 25/05, às 15h)

Programação: Roda de conversa sobre o combate a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Parque Arruda.