400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Assistência Social promove apresentações culturais dos CRAS de São Pedro da Aldeia

Por Raíra Morena em 06/12/2014
Imagem da Notícia: A última sexta-feira (5) foi de muita integração social e atividades culturais no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia. Realizado pela Prefeitura, a apresentação das oficinas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) reuniu usuários e servidores públicos de todas as idades. O evento "Nós - Construindo A Trajetória" foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos com o objetivo de apresentar à população o trabalho desenvolvido por meio dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das unidades aldeenses ao longo do ano. Homenageada da tarde, a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, acompanhou toda a programação, que incluiu canto coral, dança, capoeira e exibição de vídeo. Compareceram também o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, a Subsecretária de Assistência Social, Olívia Sá, a Secretária de Assistência Social de Cambuci, Nívea Cortat, dentre outras autoridades e gestores da rede.

A última sexta-feira (5) foi de muita integração social e atividades culturais no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia. Realizada pela Prefeitura, a apresentação das oficinas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) reuniu servidores públicos e usuários de todas as idades. O evento "Nós - Construindo A Trajetória" foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos com o objetivo de apresentar à população o trabalho desenvolvido por meio dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos das unidades aldeenses ao longo do ano. Homenageada da tarde, a Secretária da pasta, Ester Chumbinho, acompanhou toda a programação, que incluiu canto coral, dança, capoeira e exibição de vídeo. Compareceram também o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, a Subsecretária de Assistência Social, Olívia Sá, a Secretária de Assistência Social de Cambuci, Nívea Cortat, dentre outras autoridades e gestores da rede. 
 
Emocionada, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e primeira dama do município, Ester Chumbinho, abriu as atividades do dia. "É com grande alegria que estamos aqui para concluir essa etapa de muito trabalho no decorrer deste ano. Esse evento significa a coroação de um trabalho sério, de dedicação e de devoção incansável aos que mais precisam. Sempre foi penoso para mim constatar e conviver com o quadro de desigualdades, mas as atribuições da Secretaria me deram a felicidade de poder trabalhar efetivamente para essa parcela da população. E só estamos conseguindo avançar com os programas sociais graças à determinação do Prefeito Cláudio Chumbinho, que abraçou a causa da Secretaria, e da valorosa equipe técnica altamente capacitada e, sobretudo, consciente da importância do trabalho de cada um. Eu vejo o coração, o carinho, o empenho e a garra de cada profissional envolvido, para minimizar o sofrimento do povo e assegurar o cumprimento dos direitos fundamentais aos nossos usuários.Tenho certeza de que estamos vivendo um novo tempo e posso afirmar que vamos continuar com a mesma vontade política para atender as necessidades da população e garantir uma vida mais digna a todos os cidadãos de São Pedro da Aldeia. Esse é o meu desafio e a minha bandeira", disse.
Representando o Prefeito Cláudio Chumbinho, o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Esporte, Edmilson Bittencourt, também prestigiou a programação. "Em nome do Prefeito, gostaria de parabenizar à Secretaria de Assistência Social, à Secretária Ester, à Subsecretária Olívia, enfim, a todos aqueles que trabalham com os projetos sociais, e agradecer ainda pelo carinho que vocês têm com o povo aldeense. O bem estar social é uma grande preocupação do Prefeito, bem como as outras áreas, como Saúde e Educação, necessárias para o desenvolvimento pleno da cidade. São quase dois anos de governo, tendo a frente um Prefeito batalhador e empenhado 24h por dia para dar o melhor de si, para estar presente nos mais de 50 bairros do nosso município. Estou muito feliz por participar dessa festa, dessa comemoração do trabalho realizado ao longo do ano, e que não foi pouco. Parabéns mais uma vez à equipe, aos usuários e um abraço fraterno em todos vocês que estão representando as diversas comunidades do nosso município", disse. 
Durante o evento, foi feito um breve resgate do panorama do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Brasil. No contexto local, foi feito um balanço dos resultados alcançados através dos equipamentos da rede de proteção social básica e especial, dos programas de inclusão social e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos ofertados nos CRAS e CREAS, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Foi abordada ainda a importância da atuação dos CRAS e do CREAS junto às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Um dos destaques da programação, as apresentações das oficinas de capoeira reuniram dezenas de usuários. A origem africana e as raízes negras de uma das manifestações artísticas mais tradicionais do Brasil foram revividas em cena. Declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, as rodas de capoeira foram um verdadeiro show de artes marciais, dança, luta e esporte. Ao som do berimbau, violão e atabaque, os mestres Geraldo Terra, do CRAS Morro do Milagre, e Fábio Araújo, da unidade do Alecrim, conduziram capoeiristas de todas as idades em atos e dinâmicas no palco do Teatro.
Do CRAS Balneário das Conchas, o grupo de cantoras da melhor idade do coral "Esperança" encantou a todos sob a regência do professor de música, Luiz Mello, o Luizinho. No repertório, canções como "Serra de Sapiatiba", de autoria própria, além das músicas "O Cio da Terra", de Milton Nascimento e a natalina "Noite Feliz". Com o tema "A Arte de Dançar", a ONG Sementes do Amanhã levou cultura árabe, através da dança do ventre, com a participação de jovens de quatro a quatorze anos de idade, atendidas na unidade. As atividades culturais da tarde foram abertas com a exibição de um vídeo com depoimentos de usuários dos grupos de idosos dos CRAS aldeenses.
Moradora do bairro Morro do Milagre há 30 anos, a costureira Dolores Maria Borges, de 60 anos de idade, foi uma dos usuárias que participou da comemoração. "Já faz mais de cinco anos que eu participo do CRAS e gosto muito. Lá é onde a gente se reúne toda a semana, onde temos atendimento da psicóloga, onde fazemos atividade física e ocupamos o nosso tempo. A equipe é uma benção. Fazemos um pouquinho de tudo e sei que todas as atividades são para melhorar a nossa saúde, a nossa auto estima. Fiz muitas amizades lá e não abro mão de ir", disse.
Pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, a Secretária de Assistência Social do município de Cambuci, Nívea Cortart, acompanhou toda a festividade e elogiou a gestão municipal. "É motivo de muita alegria poder fazer parte desse momento, juntamente com a Secretária Ester e a Subsecretária Olívia. Viemos de várias reuniões da Comissão de Intergestores Bipartite, onde temos pactuado diversas ações e trocado muitas experiências, que têm nos enriquecido cada dia mais. Estou muito feliz por estar pela primeira vez em São Pedro da Aldeia, um município de grande potencial que está sendo referência na implantação da política do SUAS no Estado do Rio de Janeiro e na Região dos Lagos", disse.
O evento foi encerrado com a homenagem dos coordenadores dos CRAS, CREAS e Bolsa Família à Secretária Ester Chumbinho, em reconhecimento à amizade, promoção e condução dos trabalhos à frente da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Na ocasião, a Secretária recebeu um buquê de flores e, sob lágrimas de emoção, agradeceu mais uma vez toda sua equipe técnica e administrativa. 
Participaram do evento o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a Subsecretária de Saúde, Sônia Marques, os coordenadores dos seis CRAS do município, Igor Fernandes (Porto da Aldeia); Carla Barbosa (Morro dos Milagres), Thaynara Sant’anna (Alecrim); Isabel Cristina (Rua do Fogo); Damaris Martins (Balneário das Conchas) e Any Gleise (São João), do CREAS, Márcia Abreu, as coordenadoras municipais do Programa Bolsa Família, Simone dos Santos, da Proteção Social Básica e Especial, Wânia Arruda, e do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans, o coordenador do NAVI, Diego Alves, as diretoras de Direitos Humanos, Alba Guimarães, da Gestão SUAS, Jane Ferreira, e do setor financeiro, Solange Ribeiro, dentre outros gestores e membros da equipe técnica e administrativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. À frente da organização estiveram os assistentes sociais Gabriel Mendes e Wanessa.