Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Assistência Social promove oficina de capacitação em parceria com universidade
RSS
Por Raíra Morena em 01/10/2014

            A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, promoveu, nesta quarta-feira (01), a primeira oficina de capacitação para elaboração de relatórios, laudos e parecer social. Cerca de 40 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, técnicos, agentes do Programa Bolsa Família e coordenadores dos CRAS e CREAS, participaram do evento. A abertura da oficina, ministrada por docentes do curso de Serviço Social da universidade, contou com a presença da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho e da Subsecretária da pasta, Olívia Sá.

Na ocasião, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, ressaltou a importância do curso para a qualificação do trabalho dos servidores municipais. “Estamos muito felizes em receber essa oficina. Gostaria de agradecer a presença de cada profissional e às professoras responsáveis por ministrar esse curso para os nossos servidores. Quando buscamos essa capacitação, foi com o objetivo de melhorar o atendimento aos nossos munícipes. É muito importante que estejamos, cada vez mais, nos orientando e capacitando. Esperamos que todos aproveitem bastante esses conhecimentos e utilizem na prática diária”, disse.

A professora e coordenadora do curso de Serviço Social da UVA Campus Cabo Frio, Mary Lane Madureira, falou sobre as propostas da oficina. “O nosso objetivo é discutir as técnicas e instrumentos operativos da Assistência Social, abordando desde a observação participativa até a elaboração de relatórios para o Poder Judiciário. Temos muito ex-alunos e estagiários que estão atuando no mercado de trabalho em São Pedro da Aldeia. Esse vínculo é muito importante, é uma oportunidade que o município está dando de inserção dos estudantes no espaço sócio ocupacional. Se preocupando com a capacitação desses profissionais, com certeza a Prefeitura ganha um salto de qualidade”, ressaltou.

Graduada pela UVA em 2012, a assistente social do CRAS Porto da Aldeia, Luciana Guimarães, elogiou a iniciativa da Prefeitura em firmar parceria com o corpo docente da instituição. “Me formei pela UVA e sei da qualidade da equipe de profissionais de lá. A Mary Lane foi minha professora e é uma excelente profissional, tem uma ótima didática e, com certeza, vai contribuir muito para a qualificação do nosso trabalho. Foi uma excelente iniciativa da Prefeitura em promover essa capacitação”, disse.

Durante a parte da manhã foram abordadas as habilidades e instrumentos orais utilizados na prática cotidiana, tais como entrevistas e visitas domiciliares. Já na parte da tarde, a supervisora acadêmica dos alunos estagiários e doutora em Serviço Social, Jociane Souza, enfocou a comunicação escrita, que envolve a elaboração de relatórios, laudos e pareceres sociais.  A oficina aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciaspa) de São Pedro da Aldeia, das 9h às 17h. Todo o material apresentado durante o curso foi disponibilizado para os participantes.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086