400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Assistência Social realiza Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS em São Pedro da Aldeia

Por Luana Macêdo em 08/03/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou nesta quarta-feira (09) o Fórum Regional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FORTSUAS), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento foi voltado para os técnicos da Baixada Litorânea. Durante a programação foi apresentada uma comissão provisória, normativas e esclarecimentos sobre ações, deveres e reuniões do FORTSUAS. Estiveram presentes ainda a Coordenadora de Proteção Social Básica e Especial, Wânia Arruda e Jane Ferreira, Diretora do Sistema Único de Assistência Social.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou nesta quarta-feira (09) o Fórum Regional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FORTSUAS), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento foi voltado para os técnicos da Baixada Litorânea. Durante a programação foi apresentada uma comissão provisória, normativas e esclarecimentos sobre ações, deveres e reuniões do FORTSUAS. Estiveram presentes ainda a Coordenadora de Proteção Social Básica e Especial, Wânia Arruda e Jane Ferreira, Diretora do Sistema Único de Assistência Social.



Assistente Social e parte da comissão provisória em São Pedro da Aldeia, Ellen Regina apresentou a proposta de instituição do Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS.



“Começamos por meio do Projeto de Extensão ‘A UFRJ no CAPACITASUAS’, uma proposta de qualificação de técnicos e docentes, em Araruama. O grupo com participantes da Baixada Litorânea se reúne desde fevereiro, nos organizamos para o Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS, formando a comissão provisória. O fórum surgiu a partir de salas em comum, com a proposta de criação para um espaço em que haja autonomia de discussão. Agradeço a mobilização dos participantes para que o encontro pudesse acontecer,  a participação de todos é de extrema importância”, afirmou Ellen Regina.



Representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, Achilles Miranda Dias, destacou ações e normativas nas esferas municipal, estadual e nacional dos fóruns.



“O Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS começou a se formar há seis anos. Algumas resoluções organizam os fóruns. Temos que conhecer as resoluções que vamos trabalhar. No FORTSUAS temos o diálogo tanto com o gestor como com outros segmentos da sociedade civil, como usuários, entidades e movimentos sociais. Quando falamos do controle social, um dos focos da nossa atuação, temos caminhado para a inserção do fórum nos conselhos. As resoluções nos respaldam quando vamos estruturar as ações que tomaremos”, afirmou Achilles.



Segundo o Regimento Interno do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS – FNTSUAS; o fórum é um espaço coletivo de organização política dos trabalhadores de caráter permanente, que envolve os mesmos, com formações de ensino fundamental, médio e superior, atuando na política  pública de Assistência Social na rede socioasssistencial pública e privada.