Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Associação Aldeia Cultural realiza Projeto Escola com apresentação de peça sobre lenda aldeense

Por Viviane Teixeira em 23/10/2015
Imagem da Notícia: A Associação Aldeia Cultural, com os apoios culturais da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através das Secretarias de Educação e Turismo, Cultura e Lazer, além da Escola de Artes, vai realizar, no dia 27 de outubro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, o Projeto Escola. Neste dia, a Associação, formada por instrutores da Escola de Artes, realizará a apresentação da peça “Relatos da Minha Terra - A Lenda da Mãe do Ouro”, com produção, direção e atuação dos instrutores voluntários. O espetáculo será apresentado em três horários: 8h30, 14h e 18h30. As duas primeiras sessões são destinadas às escolas e a última sessão, esta gratuita, para os professores da rede municipal de ensino em comemoração ao mês do professor.


A Associação Aldeia Cultural, com os apoios culturais da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através das Secretarias de Educação e Turismo, Cultura e Lazer, além da Escola de Artes, vai realizar, no dia 27 de outubro, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, o Projeto Escola. Neste dia, a Associação, formada por instrutores da Escola de Artes, realizará a apresentação da peça “Relatos da Minha Terra - A Lenda da Mãe do Ouro”, com produção, direção e atuação dos instrutores voluntários. O espetáculo será apresentado em três horários: 8h30, 14h e 18h30. As duas primeiras sessões são destinadas às escolas e a última sessão, esta gratuita, para os professores da rede municipal de ensino em comemoração ao mês do professor.



De acordo com a diretora da Escola de Artes, Evana Peres, a peça, que representa uma lenda local, também é uma forma de resgatar a memória popular: “a produção do espetáculo foi embasada em pesquisas e relatos da comunidade, contribuindo para a sistematização de registros sobre o resgate do Patrimônio Imaterial de São Pedro da Aldeia”, disse.


Os atores farão uma adaptação para o palco da lenda que fala sobre uma bola de fogo, chamada de Mãe do Ouro, que cortava o céu de São Pedro da Aldeia. Em uma ocasião, uma mulher seguiu o clarão até a Serra de Sapiatiba, conversou com a Mãe do Ouro e recebeu dela uma pedra de ouro.


O espetáculo “Relatos da Minha Terra - A Lenda da Mãe do Ouro” conta com a direção de Marcelo Teteo, roteiro de Renata Brito e pesquisa de Elisabeth Franco. A produção musical é de Isaias Costa e a peça terá a participação especial de Sara Wagner. Compõem o elenco Ana Thereza Rebello, Luciana Viana, Samanta França e Jô Fonseca.


Os interessados podem comprar ingressos antecipados até segunda-feira, dia 26 de outubro, na Escola de Artes de São Pedro da Aldeia que funciona atrás do Teatro Municipal, das 7h30 às 20h30, em dias úteis. O ingresso custa R$5 e a arrecadação será destinada à manutenção das oficinas de artes realizadas na escola. Na última sessão, das 19h, foram separados alguns ingressos para o público em geral.


Mais informações podem ser obtidas através do e-mail arte.spa2015@bol.com.br.