Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Auxiliares de creche da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participam de encontro

Por Marianne Rodrigues em 06/07/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira (05) o Encontro de Coordenação de Auxiliares de Creche da rede municipal, no período da manhã e da tarde. Realizado no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, a reunião contou com a presença de 55 auxiliares.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira (05) o Encontro de Coordenação de Auxiliares de Creche da rede municipal, no período da manhã e da tarde. Realizado no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, a reunião contou com a presença de 55 auxiliares.


 

Segundo a coordenadora geral das Creches e Educação Infantil, Ivonete Simão, o encontro visa um bom desenvolvimento do trabalho das auxiliares de classe, para o tratamento das crianças.  “O auxiliar de classe tem que saber a rotina com os alunos ao decorrer do dia em uma sala de aula, sua alimentação diária, a troca de fralda e sua limpeza, pois o trabalho é feito coletivamente”, disse.  


 

A reunião teve como objetivo transmitir os cuidados necessários em relação a bactérias e higienização, tanto alimentar quanto corporal. Na programação, a palestra ministrada pela a vigilante em Saúde Juliana Fernandes deu dicas para a troca de fralda, a importância do uso das luvas e do álcool em gel. Após pausa para o lanche, a nutricionista da Secretaria de Educação, Sheila Cunha, abordou o tema “higienização alimentar”.

 

 


De acordo com Sheila Cunha a higiene envolve diversos setores dentro de uma creche. “A auxiliar de creche faz esse apoio de alimentação da criança, de levar ao banheiro e toda questão de higienização e cuidados. As crianças precisam criar hábitos, pois não sabem o que é higiene. É necessário provocar esse hábito nas crianças, fazendo as mesmas ações repetidamente, como dizer que ela está com a mãozinha suja e que precisa lavar as mãos. De tanto você repetir aquela ação, ela vai desenvolver a questão da higiene dela, tanto no copo, como no ambiente”, afirmou a nutricionista da SEMED.


 

Érica Gonçalves, auxiliar na Creche Municipal Tia Márcia, localizada no bairro Poço Fundo, falou sobre o encontro.  “Esse encontro é muito necessário. No nosso dia a dia estamos sempre preocupados com o bem estar das crianças. Às vezes falhamos por falta de informações, então a troca de experiências aqui foi muito importante, temos uma visão com um olhar diferente”, finalizou.