400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Parque Arruda recebe projeto “Bolsa Família Na Sua Escola” a partir desta terça

Por Raíra Morena em 14/11/2014
Imagem da Notícia: Até o final de dezembro, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai realizar o projeto “Bolsa Família Na Sua Escola” na zona rural do município. O mutirão de atendimentos sociais começou pela Escola Municipal Roberto Marinho, no bairro São Mateus. A programação contou com palestras para toda a comunidade escolar, pesagem de beneficiários, coleta da frequência escolar dos alunos e atendimentos para inclusão e atualização das famílias no CADÚnico, o Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal. Cerca de 100 pessoas foram atendidas durante os quatro dias de projeto na última semana. A próxima escola a receber a ação será a E. M. São Francisco de Assis, no Parque Arruda, a partir desta terça-feira (18) até a próxima sexta (21), das 9h às 16h.

Até o final de dezembro, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai realizar o projeto “Bolsa Família Na Sua Escola” na zona rural do município. O mutirão de atendimentos sociais começou pela Escola Municipal Roberto Marinho, no bairro São Mateus. A programação contou com palestras para toda a comunidade escolar, pesagem de beneficiários, coleta da frequência escolar dos alunos e atendimentos para inclusão e atualização das famílias no CADÚnico, o Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal. Cerca de 100 pessoas foram atendidas durante os quatro dias de projeto na última semana. A próxima escola a receber a ação será a E. M. São Francisco de Assis, no Parque Arruda, a partir desta terça-feira (18) até a próxima sexta (21), das 9h às 16h.

         Entre os objetivos do mutirão na zona rural estão a localização de famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza para inclusão no Cadastro Único. “Esse cadastramento possibilita que as famílias que mais precisam tenham acesso aos programas sociais oferecidos pelo município e governo federal, como o Bolsa Família e o Pronatec, por exemplo. Essa iniciativa também é uma forma de ampliar o nosso atendimento e de nos aproximarmos dos nossos usuários, facilitando o contato com a população. É muito importante que os pais beneficiários estejam cientes da importância de acompanhar o calendário de condicionalidades do programa, que prevê, dentre outras coisas, visitas periódicas ao posto de saúde, a pesagem, o controle da vacinação e frequência escolar dos filhos”, ressaltou a assistente social da equipe, Márcia Melo.

Durante os quatro dias de atendimentos, as assistentes sociais Márcia Melo, Julianna da Costa e Daniela de Souza, ao lado das agentes administrativas Josiani Soares e Marcela Santos, prestaram atendimentos sociais, palestras, orientações e encaminhamentos para os moradores. Entre as temáticas abordadas estiveram o CADÚnico, Programa Bolsa Família e suas Condicionalidades, além de informações sobre os CRAS e CREAS. 

A sexta-feira, último dia da ação na escola, foi dedicada à pesagem e medição de altura de beneficiários, entre eles crianças menores de sete anos, além de mulheres, entre 14 e 44 anos, gestantes ou nutrizes. O procedimento, que faz parte do acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família na área da Saúde, foi realizado pelas agentes comunitárias de saúde do posto da localidade, Geane Gonçalves, Márcia Cristina Santos e Ana paula Nunes. 

A coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Simone dos Santos, ressaltou que o público-alvo do programa são as famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 154,00 e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 77,00. “Vale lembrar ainda que todos os formulários de cadastramento ou atualização do CADÚnico preenchidos durante o mutirão serão posteriormente, enviados para a sede do Programa Bolsa Família, onde serão digitados e lançados no sistema”, informou.


Confira o cronograma do projeto:


18 à 21/11 - E. M. São Francisco de Assis, bairro Parque Arruda

25 a 28/11 - E. M. Capitão Costa, bairro Cruz

02 à 05/12 - E. M. Antônio Vieira de Andrade, bairro Papicu

09 à 12/12 - E. M. Retiro, bairro Retiro

16 à 19/12 - E. M. Dr. Plínio de Assis Tavares, bairro Pau Ferro