Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Balneário das Conchas e São João recebem mobilização pelo Outubro Rosa

Por Raíra Morena em 28/10/2014
Imagem da Notícia: Dando continuidade à programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, no CRAS do bairro Balneário das Conchas e no Posto de Saúde da Família do bairro São João, ações em prol da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Sob iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com profissionais dos postos de saúde, as mobilizações ofereceram palestras, aferição de pressão arterial e agendamento de exames clínicos para a população. No Balneário, o evento foi acompanhado pela primeira dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, pela Subsecretária da pasta, Olívia Sá, pela coordenadora da Proteção Básica e Especial, Wânia Arruda, além da Associação das Amigas da Mama. A grande caminhada de encerramento do Outubro Rosa será na próxima quinta-feira (30), com concentração às 15h na Praça da Matriz, no Centro da cidade.

        Dando continuidade à programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, no CRAS do bairro Balneário das Conchas e no Posto de Saúde da Família do bairro São João, ações em prol da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Sob iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com profissionais dos postos de saúde, as mobilizações ofereceram palestras, aferição de pressão arterial e agendamento de exames clínicos para a população. No Balneário, o evento foi acompanhado pela primeira dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, pela Subsecretária da pasta, Olívia Sá, pela coordenadora da Proteção Básica e Especial, Wânia Arruda, além da Associação das Amigas da Mama. A grande caminhada de encerramento do Outubro Rosa será na próxima quinta-feira (30), com concentração às 15h na Praça da Matriz, no Centro da cidade.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, ressaltou o engajamento de todos os servidores municipais e da sociedade civil ao Movimento Rosa. “É uma alegria muito grande para nós ver esse envolvimento dos nossos servidores e da população em prol do Outubro Rosa. Para nós é uma grande satisfação aderir a uma causa tão nobre, voltada à prevenção da saúde da mulher aldeense. O câncer é uma luta constante e o município de São Pedro da Aldeia não poderia ficar de fora dessa programação. Agradeço a parceria com a Secretaria de Saúde, a nossa equipe da Assistência Social e a toda população pelo apoio a esse movimento. Contamos com a presença de todos na nossa grande caminhada de conscientização pelo câncer de mama”, disse.

Para a ação, o CRAS do Balneário recebeu o simbólico laço rosa e decoração especial alusiva ao Movimento. Com o tema “Um Despertar para a Vida”, a enfermeira da UBS do bairro, Ana Lídia Fernandes, promoveu uma palestra aos usuários da unidade do Balneário, enfocando o auto exame das mamas e a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero. Na ocasião, a profissional, com o auxílio da técnica em enfermagem, realizou aferição de pressão arterial, agendamento de preventivo e preenchimento de requisição de mamografia para mulheres a partir dos 50 anos de idade, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Essa parceria com o CRAS é muito positiva e nos ajuda a identificar as mulheres dentro do público-alvo que ainda não fizeram a mamografia esse ano. A proposta é que a gente desenvolva um trabalho contínuo, esclarecendo para a população sobre a importância de realizar os exames periodicamente”, ressaltou a enfermeira.

Usuária do CRAS há dois anos, a aposentada Margarida de Siqueira, de 62 anos, faz questão de manter a saúde em dia. “Esse ano eu já fiz a mamografia e faço sempre o auto exame. Não abro mão de fazer esse acompanhamento. Para mim a saúde é prioridade e a melhor forma de prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero é realizando os exames todos os anos”, disse. No Balneário, as atividades foram acompanhadas ainda por representantes da Associação das Amigas da Mama, pela coordenadora Damaris Martins e pela equipe técnica da unidade.

Ação semelhante aconteceu no Posto de Saúde da Família I do bairro São João. No local, os profissionais realizaram, durante toda a manhã, palestras, aferição de pressão arterial, recadastramento do Cartão SUS, requisição de mamografia e coleta de preventivo. As ações contaram com o apoio do CRAS do bairro São João. Na ocasião, a coordenadora, Any Gleise, prestou orientações sobre os direitos das pessoas portadoras de câncer, informações sobre as atribuições do CRAS e critérios do Programa Bolsa Família.

De acordo com a Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, as ações dentro dos bairros tiveram resultados positivos. “Estamos muito alegres porque tivemos bastante adesão em todos os CRAS, atraindo um público de todas as idades. A nossa proposta foi prestar esclarecimentos, alertar para a necessidade da realização dos exames preventivos, fornecer orientações médicas e ampliar o acesso às informações, que muitas vezes não chegam para essa população. Tivemos uma parceria ótima com a Secretaria de Saúde, em um verdadeiro trabalho em equipe para garantir os direitos do cidadão aldeense”, disse.

A subsecretária aproveitou para convidar a população para a culminância das ações na próxima quinta-feira (30), a partir das 15h. “Na quinta vamos fazer a nossa grande caminhada, fechando com chave de ouro esse mês. Vamos agregar diversos setores da sociedade, mobilizando todos os CRAS, CREAS, as escolas e os demais órgãos públicos do município. Será um grande dia de conscientização”, finalizou.