Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Base Nacional Comum Curricular é tema de capacitação voltada aos servidores da Educação aldeense

Por Marianne Rodrigues em 09/10/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com a UNOPAR, realizou na última segunda-feira (08) o workshop “BNCC: Compreender para aplicar”, voltado aos servidores da Secretaria de Educação. A capacitação ocorreu em dois momentos, contemplando todas as equipes da Subsecretaria de Gestão Educacional e Pedagógica da SEMED. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, e a subsecretária da pasta, Lúcia Nogueira, estiveram presentes no encontro.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com a UNOPAR, realizou na última segunda-feira (08) o workshop “BNCC: Compreender para aplicar”, voltado aos servidores da Secretaria de Educação. A capacitação ocorreu em dois momentos, contemplando todas as equipes da Subsecretaria de Gestão Educacional e Pedagógica da SEMED. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, e a subsecretária da pasta, Lúcia Nogueira, estiveram presentes no encontro.


 

Na oportunidade, o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, falou sobre a iniciativa com satisfação. “É uma alegria imensa iniciar essa etapa. Acreditamos muito na força da parceria e temos o assunto da BNCC, que nos moveu em direção ao restabelecimento dessa associação com a instituição UNOPAR, para pensarmos e repensarmos, enquanto rede de ensino, alguns princípios que são fundamentais para as próximas etapas do ano letivo de 2019. Que esse seja um ponto de partida para percebermos a importância de cada um de nós nesse processo”, disse.


 

O workshop foi ministrado pela professora Solange Barros e contou com exposição seguida de perguntas e respostas. A capacitação, no período da manhã, foi destinada aos supervisores e orientadores educacionais, enquanto as atividades do turno da tarde envolveram a Gestão SEMED e inspeção escolar.


A tutora Solange Barros explicou a proposta da capacitação. “São Pedro da Aldeia é um município pioneiro, que já implantou a Base. Trouxemos uma aula expositiva, curta e uma situação problema geradora para os profissionais trabalharem em grupos. De manhã eles receberam um material que foi feito e a tarde esse material foi avaliado, porque queremos estreitar esses polos”, explicou.


 


O conteúdo do curso envolveu a apresentação da proposta de atividades e de estudo para conhecer a BNCC fundamental, leitura de textos complementares, formação de grupos, tempestade de ideias, reflexão e elaboração das propostas, além da apresentação dos resultados e dos trabalhos desenvolvidos. Na ocasião, o material elaborado pelo primeiro grupo foi entregue para discussão e análise.

 


A coordenadora do polo aldeense da UNOPAR, Daniela Miranda, falou sobre a parceria. “O município tem um polo presencial da maior universidade EAD do país e a Secretaria de Educação vai fazer todo diferencial dentro dessa união. Esse treinamento foi o primeiro passo para que possamos desenvolver projetos ainda mais ligados à Educação, que é o nosso público-alvo, e, com isso, todo mundo só tem a ganhar. Agradeço muito a parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, que entendeu a grande importância do município em ter uma instituição como a UNOPAR”, afirmou.